Chuva intensa, ventos fortes e, para variar, fornecimento de energia interrompida. Essa é a rotina de milhares de moradores de Niterói e parte de Maricá, que ficaram sem luz desde o final da noite deste domingo. A queda de energia começou em alguns bairros da Região Oceânica e culminou na zona Norte de Niterói. Em Itaipuaçu, a energia também foi interrompida.
Pelas redes sociais, clientes da Enel, concessionária que administra a iluminação pública dos dois municípios alegam dificuldade para falar com equipes de atendimento.
"Acho um absurdo que toda vez que chove o sistema de energia elétrica apresenta problemas. No final, a conta vem muito cara e direitinho. Mas para prestar um serviço de qualidade é impossível", relatou uma contribuinte.
O portal Eu, Rio! tentou falar com o número de telefone para atendimento ao usuário e só uma voz eletrônica dá sinal de vida, sem dizer o motivo da falta de energia. Segundo a assessoria de imprensa da Enel Distribuição Rio, a concessionária informa que triplicou o número de equipes trabalhando para normalizar o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço afetado pela chuva, acompanhada de ventos de até 105 km/h e descargas atmosféricas, que atingiu a área de concessão da empresa na noite de ontem. Em alguns pontos, árvores inteiras, além de galhos e objetos, caíram sobre a rede elétrica. Niterói, São Gonçalo, Região dos Lagos, Magé, Angra dos Reis e Macaé foram as regiões que tiveram o serviço mais impactado
A Enel Distribuição Rio reforça os canais digitais para os clientes comunicarem ocorrências: aplicativo Enel Rio, que pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android; site da companhia (www.enel.com.br); redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr). Os clientes também podem enviar SMS para com a mensagem Faltadeluz + espaço + número do cliente (sem o dígito) para o número 27389.