O Fluminense venceu mais uma vez no Brasileirão e subiu temporariamente mais um degrau rumo à saída da zona de degola. Em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor visitou neste domingo (28) o Red Bull Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista/SP. Kauã Elias, pela primeira vez como titular, marcou o único gol da partida, aos 43 minutos do segundo tempo.
O resultado deixou o Fluminense temporariamente na 18ª posição, com 17 pontos, ultrapassando o Grêmio, que tem 15 pontos e ainda enfrenta o Vasco da Gama, às 19h, na Arena Condá/SC, e manteve o Bragantino na 9ª colocação, com 25 pontos marcados.
Foi a terceira vitória seguida do Fluminense e o terceiro confronto sem sofrer gols, além de ter sido o terceiro gol de Kauã Elias no Brasileirão. Marquinhos sentiu no fim da partida e preocupa a torcida tricolor, que lotou a área de visitantes.
Gol do Kauã com assistência de Ganso
O Bragantino começou melhor a partida. Mas o Fluminense foi muito bem na marcação e cresceu na segunda metade do primeiro tempo. Mano Menezes mexeu na formação inicial do Tricolor, com Kauã Elias e Serna pela primeira vez no time titular.
Novamente, a segurança na zaga ajudou a equipe carioca a suportar a pressão adversária até crescer na área ofensiva. A primeira grande chance do Fluminense foi um chute à queima-roupa de Serna, com uma defesaça do goleiro Lucão.
Aos 43 minutos, Kauã Elias abriu o placar em Bragança Paulista. Foi o terceiro gol do cria de Xerém no Brasileirão. Após cobrança de escanteio, a zaga do Bragantino afastou e Ganso fez um cruzamento na área. Kauã se esticou todo e chutou para balançar as redes.
Diogo Barbosa levou um cartão amarelo por demorar na cobrança de lateral.
Defesa contra ataque na etapa final
Pedro Caixinha mexeu no intervalo. Trocou Lucas Evangelista e Vitinho por Eric Ramires e Henry Mosquera. O Bragantino voltou a ser o time melhor em campo. Thiago Borbas, que sentiu na etapa inicial, deu lugar a Jhon Jhon.
Em resposta à subida de produção do adversário, Mano também tirou Serna e colocou Marquinhos. Do outro lado, Juliano Viana substituiu Lincoln e Vinicinho no lugar de Raul.
Nonato e Lima entraram nos lugares de Martinelli e Ganso para reforçar o sistema defensivo, já que o Bragantino tinha noite mais posse de bola. Quase no final, André deixou o campo para entrada de mais um zagueiro, Felipe Andrade. O meia Renato Augusto também substituiu o atacante Arias.
Nos minutos finais foi só ataque contra defesa. Mas o Tricolor resistiu até os nove minutos de acréscimo e com o Marquinhos se machucando no final, ficando em campo apenas para manter 11 contra 11.
FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO 0 x 1 FLUMINENSE
Gol: Kauã Elias (43/1T)
Cartão Amarelo: Diogo Barbosa, Nonato (FLU); Luan Cândido, (RBB)
Data: 28 de julho de 2024 (domingo)
Local: Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (PR)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fia-RS)
RED BULL BRAGANTINO: Lucão; Nathan Mendes, Lucas Cunha e Luan Cândido; Raul (Vinicinho), Lucas Evangelista (Eric Ramires), Lincoln (Juliano Viana); Helinho, Thiago Borbas (Jhon Jhon) e Vitinho (Henry Mosquera)
Técnico: Pedro Caixinha
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; André (Felipe Andrade), Martinelli (Nonato) e PH Ganso (Lima); Jhon Arias (Renato Augusto), Kauã Elias e Serna (Marquinhos)
Técnico: Mano Menezes