Nesta quarta-feira (31), aconteceu no Rio de Janeiro a última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca Série A2 2024, valendo a Taça Santos Dumont. Com a vitória diante do Audax Rio, por 1 a 0, no Estádio Moça Bonita, em Bangu, o Maricá manteve a liderança, com 25 pontos somados, e conquistou o título de campeão.
A rodada também posicionou os times que irão se enfrentar nas semifinais da Série A2. O Maricá, primeiro colocado, enfrentará novamente o Audax, que ficou em quarto lugar na tabela de classificarão. O Olaria, que terminou na segunda posição, vai encarar o Duque de Caxias, terceiro colocado. Serrano e Artsul foram rebaixados para a Série B1.
Denílson foi o autor do gol do título, aos 21 minutos do segundo tempo. O jogador saiu do banco para dar a vitória ao Maricá. Pablo Thomaz, artilheiro do time campeão e da competição, com sete gols marcados, estava suspenso e ficou na torcida desta vez, assistindo das arquibancadas.
O Maricá conquistou a Taça Santos Dumont invicto e com a melhor defesa da competição, levando apenas quatro gols. O América, do presidente Romário, não se classificou para a segunda fase. Somente uma equipe consegue o acesso à elite do futebol carioca: apenas o campeão da Série A2, que será conhecido na próxima fase, a do mata-mata.
Fim da primeira fase da Série A2 Carioca
Até então, o Maricá liderava com 22 pontos, o Olaria era o vice-líder com 21 pontos, o Duque de Caxias vinha em terceiro lugar com 20 pontos e o Audax fechava o G4 com 19 pontos. Todos eles tinham chances de levantar a taça do primeiro turno da competição. Mas, no primeiro tempo, dos quatro postulantes ao título da Taça Santos Dumont, somente o Olaria vencia seu jogo, diante do Resende, na Rua Bariri.
Precisando de uma intertemporada, o técnico do Audax Rio, Luciano Moraes, optou por enfrentar o Maricá com um time alternativo, sob o comando do auxiliar Daniel Guimarães e levar a equipe titular para uma reestruturação na sede da matriz, em São Paulo.
Já o jogo do Olaria terminou empatado em 3 a 3, mantendo a equipe na segunda colocação. O time da Rua Bariri, comandado por Edson Souza enfrenta o Duque de Caxias do técnico Alexandre Gomes, terceiro colocado, nas semifinais da Série A2.