Nesta quinta-feira (1), no Alfredo Jaconi, o Fluminense foi derrotado pelo Juventude, por 3 a 2, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Lima abriu o placar aos 2 minutos do primeiro tempo e, aos dois minutos da etapa complementar, Lucas Barbosa empatou. Rodrigo Sam virou aos 9 minutos e Diego Gonçalves ampliou aos 28. Thiago Santos diminuiu o prejuízo, marcando já nos acréscimos.
O jogo de volta será na próxima quarta-feira (7), às 21h30, no Maracanã. Para avançar na competição, o Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença. Se houver empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis. Mas o empate neste segundo confronto elimina o Fluminense e garante vaga ao Juventude nas quartas de final.
Lima abre placar no Alfredo Jaconi
Mano Menezes colocou em campo um time alternativo porque a partir de agosto o Fluminense vai precisar contar com o elenco completo para a disputa de três competições simultâneas: Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Jair Ventura montou sua equipe com oito desfalques, mas com a vantagem de jogar em casa.
O Tricolor abriu o placar logo no início do jogo, aos 2 minutos. Numa jogada que começou com o Marcelo, hoje no meio-campo. O Camisa 12 chutou, a defesa deu rebote, Nonato se livrou da marcação e cruzou para Lima, que ajeitou e finalizou. Fez um primeiro tempo seguro, embora com menos posse de bola.
Juventude virou e venceu a partida
Nonato, que sentiu na etapa inicial, não voltou do intervalo, foi substituído por Felipe Andrade. Keno entrou no lugar do Marcelo. O adversário trocou Caíque por Luís Oyama.
Também aos 2 minutos, no segundo tempo, Lucas Barbosa empatou a partida numa bola enfiada na pequena área do Fluminense. Fábio fez a defesa, mas se atrapalhou com o Thiago Santos e o atacante do Juventude não perdoou.
Aos 9 minutos, o time da casa virou o jogo. Bola cruzada na área e o zagueiro Rodrigo Sam, de cabeça, marcou o segundo gol do Juventude. 2 a 1 no placar e Mano Menezes teve que mexer no Fluminense.
Aos 15 minutos, Arias e Ganso substituíram Serna e Lima. O Tricolor ficou mais ofensivo. Aos 23, John Kennedy entrou no lugar do Kauã Elias.
Diego Gonçalves substituiu Carrillo, aos 24 minutos e, aos 28, ampliou o placar com um golaço de fora da área. O atacante pela esquerda recebe a bola, ajeita, troca o pé e fuzila na direção de Fábio.
Aos 48 minutos, o Fluminense diminuiu o prejuízo com um gol de cabeça do Thiago Santos, o primeiro dele com a camisa tricolor. A assistência foi do Arias, que fez um cruzamento certeiro para o zagueiro balançar as redes e fechar o placar em 3 a 2.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 3 X 2 FLUMINENSE
COPA DO BRASIL - OITAVAS DE FINAL - JOGO DE IDA
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Gol: Lima (2/1T), Lucas Barbosa (2/2T), Rodrigo Sam (9/2T), Diego Gonçalves (28/2T), Thiago Santos (48/2T)
Cartão Amarelo: Ewerthon, Caíque, Jean Carlos (JUV); Fábio (FLU)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Daniel Paulo Ziolli
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira
JUVENTUDE (Técnico: Jair Ventura)
Gabriel; Ewerthon (Thiaguinho), Rodrigo Sam (Yan Souto), Zé Marcos, Lucas Freitas; Caíque (Luis Oyama), Jadson e Jean Carlos (Luis Mandaca); Erick Farias, Lucas Barbosa e Carrillo.
FLUMINENSE (Técnico: Mano Menezes)
Fábio; Guga, Thiago Santos Thiago Silva, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Martinelli, Nonato (Felipe Andrade); Serna (Arias), Marcelo (Keno) e Lima (Ganso); Kauã Elias (John Kennedy)