TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Câmara de Vereadores adia votação de uso de arma de fogo pela Guarda Municipal do Rio

Autor do projeto pediu três sessões para aguardar envio de adequação do treinamento pela Secretaria de Ordem Pública

Por Portal Eu, Rio! em 14/08/2024 às 07:51:00

Prefeitura do Rio defende uso de armas de fogo pela Guarda Municipal, porém restrito ao Grupo de Operações Especiais e o Grupo Tático-Móvel. Foto: Agência Brasil

Foi adiada a votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do município do Rio de Janeiro que autoriza o uso de arma de fogo pela guarda municipal. A matéria estava na ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira (13) para ser apreciada em primeira discussão. O assunto tem produzido amplo debate e já foi tema de duas audiências públicas na casa.

Um dos autores do projeto, o vereador Dr. Gilberto pediu o adiamento da votação por três sessões para aguardar o envio, pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, de projeto sobre como seria a adequação do treinamento da guarda para usar o armamento. O pedido foi feito pela Câmara, após provocação do Ministério Publico.

Segundo Dr. Gilberto, assim que a Secretaria enviar a proposta, o material será apresentado às lideranças da casa. Na última audiência pública realizada em maio, o executivo municipal defendeu o uso de armas, mas por setores da corporação, como o Grupo de Operações Especiais e o Grupo Tático Móvel.

O projeto tem sido criticado por vários parlamentares e também por representantes da sociedade, como o Movimento Unido dos Camelôs. Durante a audiência pública, o Inspetor-geral da Guarda Municipal, José Ricardo Soares da Silva, afirmou que a corporação já tem um planejamento para implantar a proposta caso seja aprovada.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre o adiamento da votação da emenda permitindo o uso de armas de fogo pela Guarda Municipal da capital fluminense.



Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.