TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Chefão do TCP na Maré tem lista grande de homicídios nas costas

TH é um dos mais procurados pela polícia

Por Mario Hugo Monken em 05/05/2019 às 09:54:15

Foto: Divulgação/Disque Denúncia

Principal líder da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, o traficante Thiago da Silva Folly, o TH, de 29 anos, é apontado em investigações e processos na Justiça como envolvido em diversos casos de homicídios e tentativas de assassinato de pessoas inocentes e policiais cometidos nos últimos anos.

Uma das vítimas foi o guarda municipal William Mendes de Oliveira. No Dia das Crianças de 2013, ele flagrou um desfile de super-heróis pelas ruas do Complexo da Maré. Ele filmou, com uma microcâmera, em cima da caçamba de uma picape preta, criminosos sanguinários que trajavam roupas de personagens que habitam o imaginário das crianças como Batman, Hulk, Homem de Ferro, Capitão América e até o Ursinho Pooh.

Uma semana mais tarde, William foi capturado pelo bando do então líder do TCP na Maré, Marcelo Santos das Dores, o Menor P (que atualmente se encontra preso). Na frente da família ele foi torturado, espancado e teve seu corpo destruído por tiros de fuzil. A Justiça decretou a prisão de dez homens que, de acordo com as investigações da 21ª DP Bonsucesso, participaram da sessão de barbárie. Entre os denunciados estava o traficante TH.

Em 2014, traficantes do Complexo da Maré foram denunciados e tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça Militar por terem envolvimento na morte do cabo do Exército Michel Augusto Mikami. O militar, de 21 anos, servia em Campinas e estava no Rio de Janeiro fazendo parte da Força de Pacificação. Ele foi assassinado no dia 28 de novembro de 2014, com tiro na cabeça. Entre os denunciados está Thiago Folly.

Em 2016, uma viatura da Força Nacional de Segurança foi recebida a tiros de fuzil, na tarde do dia 10/08, por traficantes da comunidade Boca do Papai, na Vila do João, Zona Norte do Rio. A equipe tentava entrar na Linha Amarela em direção ao Parque Olímpico, mas entrou na comunidade por engano. Dois agentes da Força Nacional ficaram feridos.

O caso mais grave foi o do soldado Helio Messias Andrade, de Roraima, que levou um tiro na cabeça. Ele passou por uma cirurgia de mais de quatro horas no Hospital Municipal Salgado Filho, mais não resistiu aos ferimentos e morreu. O traficante TH foi mais uma vez indiciado pela Justiça, por ter ordenado seus traficantes atirarem em quem entrasse na localidade.

Também em 2016, um casal que não morava no Rio, errou o caminho na Avenida Brasil e entrou, por engano, na Vila do João e teve o carro atacado por criminosos. O carro levou cinco tiros, e a passageira Maria Lucila Barbosa de Araújo, de 49 anos, foi baleada na coxa direita

Em junho do mesmo ano, o engenheiro Gil Augusto Barbosa, de 53 anos, foi baleado na cabeça, ao errar o caminho e entrar na comunidade. Ele estava indo buscar a mulher no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), quando recebeu uma ligação dela, avisando que já estava em um táxi de volta para casa. Gil procurou um retorno e entrou também por engano na favela. Ele morreu devido aos ferimentos. Mais uma vez traficantes foram indiciados pelos crimes, entre eles, TH.

Ele também esta envolvido na tentativa de mortes de policiais, ´No dia 26 de setembro de 2017, por volta de 14h00min, durante operação policial na comunidade Vila dos Pinheiros, os traficantes avistaram o policiais civis desembarcando no interior de um veículo blindado que adentrava a localidade, os bandidos atentaram contra vida dos agentes..

Eles se dirigiam à comunidade Vila dos Pinheiros com fim de localizar e prender traficantes foragidos da comunidade da Rocinha que ali estariam refugiados. O delegado Felipe Lobato Curi ficou ferido na ocasião.

TH responde ainda  pelo homicídio, ocorrido no dia 24 de julho de 2017, de Mateus Viana da Silva. Ele foi vítima de disparos de arma de fogo. Narra a denúncia que o crime foi cometido por motivo torpe, qual seja o fato de o rapaz, que contava com 15 anos na época, ser ´radinho´ de uma facção rival.

Outro processo em que o bandido é réu é sobre um ataque a PMs que faziam uma operação na comunidade do Timbau. Na ocasião, um policial ficou ferido e dois inocentes foram baleados.

Ousadia

O bando de TH é apontado também como o autor de uma invasão à UPA da Maré em outubro de 2017. Na ocasião, dezenas de homens armados entraram a unidade em busca de atendimento para um traficante baleado com gravidade, e depois sequestraram uma ambulância.

O criminoso chegou a mandar confeccionar abadás para blocos de carnaval que exibiam imagens de traficantes do Complexo da Maré. Nas estampas das camisas, apareciam fotos de TH e de outros bandidos com fuzis nas mãos. As imagens das camisas foram publicadas nas redes sociais.

TH é um dos responsáveis atuais pela disputa de controle de território na Maré, que tem comunidades também dominadas pela milícia e Comando Vermelho (CV). A área entre duas favelas - Nova Holanda, do CV - e a Baixa do Sapateiro - do TCP, é o local de enfrentamento mais feroz e foi apelidada pelos moradores de Faixa de Gaza ou fronteira. TH acaba de ganhar um aliado de peso para continuar no comando da Maré: o traficante Bill da Vila dos Pinheiros acaba de deixar a cadeia. 

O Disque-Denúncia está oferecendo uma recompensa de R$ 5 mil para quem prestar informações que ajudem na captura de TH.

Quem tiver qualquer informação a respeito da identificação e localização do criminoso, favor denunciar pelos seguintes canais: Whatsapp ou Telegram Portal dos Procurados (21) 98849-6099; pelo facebook/(inbox), endereço: https://www.facebook.com/procurados.org/, pelo mesa de atendimento do Disque-Denúncia (21) 2253-1177, ou pelo Aplicativo para celular.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.