As rugas são os primeiros sinais do envelhecimento da pele. Isso acontece principalmente pela perda de colágeno. Com isso, o Botox (Toxina Botulínica), é o procedimento estético mais realizado no mundo para rejuvenescer o rosto.
Segundo José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa neurotoxina, quando aplicada em pequenas doses, causa uma interrupção dos sinais nervosos, levando à paralisia temporária do músculo. Ela é utilizada mundialmente para procedimentos médicos e com fins estéticos.
Em nível médico, ela é utilizada em casos de paralisia cerebral ou esclerose múltipla, espasticidade muscular, bexiga hiperativa e enxaqueca crônica, entre outros. Para fins estéticos, é utilizada para melhorar as rugas e linhas de expressão, elevar sobrancelhas e melhorar o contorno facial.
“A aplicação da toxina botulínica exige um conhecimento anatômico detalhado da região a ser aplicada. O profissional deve fazer um planejamento adequado de aplicação, pois precisa ser personalizada, conforme as necessidades de cada paciente”, alerta Fraga.
O médico dermatologista explica que os riscos mais frequentes são dor no local da aplicação, sangramentos pontuais, dor de cabeça, pálpebras caídas e assimetria facial. Já como complicações mais intensas, porém muito raras, há reação alérgica e dificuldade para engolir ou respirar quando aplicado no pescoço.
O efeito do produto é dose-dependente, ou seja, se for utilizado em pequena quantidade vai durar poucas semanas. Porém, mesmo utilizando a dose correta, a duração do efeito pode variar entre 4 a 6 meses
“Sempre escolha um profissional de saúde qualificado e experiente para realizar o procedimento. A experiência e a habilidade do médico que realiza a aplicação são fundamentais para minimizar os riscos. Profissionais qualificados têm o conhecimento necessário para administrar a toxina com segurança e precisão. Forneça todas as informações relevantes sobre sua saúde, incluindo condições médicas preexistentes e medicamentos em uso. Siga rigorosamente as instruções pré e pós-tratamento fornecidas pelo especialista para garantir a segurança e a eficácia do procedimento”, finaliza Fraga.