A Seleção Brasileira enfrenta a Costa Rica, nesta sexta-feira (22), com a missão de apagar a má impressão deixada no empate de 1 a 1 com a Suiça, garantir a classificação para as oitavas e confirmar sua condição de favorito ao título. A expectativa por uma grande atuação no primeiro jogo ficou no papel e a equipe decepcionou. O time joga quase completo e Neymar, que sentiu dores no tornozelo direito na última terça-feira, está confirmado. A baixa é Danilo, que sentiu lesão no treino de hoje. Fagner, do Corínthians, será o substituto. A Costa Rica pretende surpreender com jogadas de contra-ataque.
O técnico Tite reconhece a importância da vitória para o Brasil, mas alerta para a equipe jogar com cautela.
"O grupo tem consciência do nível do adversário. A Costa Rica tem seus valores e pode surpreender. Vamos manter nosso padrão", ressaltou Tite, confirmando o zagueiro Thiago Silva como capitão da equipe.
O treinador não gostou das críticas ao atacante Neymar durante a semana. Segundo ele, o jogador é a estrela da companhia e vai manter o seu estilo de jogo.
"Todos os atletas têm responsabilidade de serem coletivos e individuais. Alguns com características específicas. Não vou tirar a característica do Neymar. Todos nós temos que potencializar a equipe, mas respeitar as características. Ele joga assim? Vai dentro, finta. Característica do futebol brasileiro. Não vou retirar", avisou.
O técnico da Costa Rica, Oscar Ramírez, não abre mão de uma equipe aguerrida até o apito final do juiz. Segundo ele, vencer o Brasil não significa uma missão impossível, apesar do favoritismo do time brasileiro ao título. Nos últimos dias, o treinador tem exigido muito da equipe nos treinos de bola parada, o que pode ser um dos trunfos para surpreender o Brasil.
"Vamos brigar pelos três pontos para continuar sonhando com a classificação para as oitavas. Quero um time guerreiro e ousado, apesar da qualidade ofensiva do Brasil", comentou.
A derrota para Sérvia gerou muitos problemas de relacionamento entre os jogadores. Os comentários durante a semana é de que havia um racha no grupo. O técnico Oscar Ramirez nega a versão.
"Não soube de nenhuma briga ou discussão no grupo. Não tive que intervir, separar e acalmar ninguém. Se aconteceu, não tive conhecimento. São jogadores muito educados. Se alguém está passando informação, não é correto. Se é uma situação pessoal de alguém, eu tomaria as decisões que deveria tomar. Não há nada que eu saiba, até agora", comentou o treinador.
A Costa Rica não pontuou na primeira rodada. A Sérvia tem 3 pontos, Brasil e Suíça, que empataram, aparecem com 1 no Grupo E.
Ficha Técnica
Brasil x Costa Rica
Local: Arena Zenit, em São Petersburgo, 9h (de Brasília)
Brasil: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite
Costa Rica: Navas; Acosta, González e Duarte; Gamboa, Borges, Gúzman e Calvo; Bryan Ruiz, Ureña e Venegas. Técnico: ?"scar Ramírez
Arbitragem: Bjorn Kuipers, auxiliado por Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (todos da Holanda)