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Mês da Avicultura

Produção de ovos no Brasil salta de R$ 20,2 bilhões (2022) para R$ 24,5 bilhões (2023)

País atingiu a meta de ter 2,5 milhões de aves livres em junho deste ano


Foto: Agência Brasil

Na última quarta-feira (28) foi comemorado o Dia da Avicultura. Segundo dados do Relatório Anual 2024 da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), o valor bruto da produção de ovos no Brasil saltou de R$ 20,2 bilhões, em 2022, para R$ 24,5 bilhões, em 2023. Ou seja: este segmento do agro está em franca expansão a cada ano.

Para celebrar a data, o empresário Murilo Pinto, Diretor de Logística e Comercial da Mantiqueira Brasil, falou ao Portal Eu, Rio! sobre a antecipação da meta atingida, de ter 2,5 milhões de aves livres até o final de 2025, que aconteceu em junho de 2024, um ano e meio antes do previsto, assim como ressalta os avanços da empresa. "Já ultrapassamos este número e definindo as novas metas que vamos buscar", comemora o empresário.

Leia a entrevista do executivo ao Portal Eu, Rio!:

Portal Eu, Rio!: Qual o futuro da produção de ovos no mercado brasileiro?

Murilo Pinto: Acredito que temos uma proteína de muita saudabilidade, muito indicada por profissionais da saúde. No passado, observávamos que era uma proteína vendida simplesmente por ser barata. Ao longo dos anos, temos provado uma resiliência: tivemos preços de carne e de frango mais baixos e preço de ovos mais elevados. Ainda assim, o consumo de ovos continuou em alta. Não é difícil encontrarmos pessoas dizendo que consomem de três a cinco ovos por dia: eu como ovos todos os dias no café da manhã. É um alimento "coringa" da alimentação, que pode ser consumido no café da manhã, almoço, jantar, lanche, no trabalho e de diferentes formas, para todos os gostos. Há países desenvolvidos, a exemplo do Japão e dos Estados Unidos, onde o consumo de ovo ainda é muito mais alto que o do Brasil. Então temos um "oceano" para navegar e continuar propagando o consumo deste alimento para o público.

PER: Como tem sido o crescimento da Mantiqueira Brasil?

MP: Temos vindo de um crescimento forte nos últimos anos, com um mercado consumidor e clientes que vem crescendo também no varejo. Queremos atender de forma qualificada e para isso temos três marcas: a Mantiqueira, com ovos comuns, que foi onde tudo começou; a Happy Eggs®?, que é nossa marca do futuro, onde investimos bastante para contar a história das "galinhas livres"; e a Fazenda da Toca, para atender o consumidor de orgânicos, que é um consumidor mais "nichado", mais focado. É desta forma que queremos atender a todo o tipo de consumidor: dos ovos comuns até os ovos orgânicos.

PER: O consumidor está mais atento em relação a diferenças entre os tipos de ovos? Quais são elas?

MP: Os consumidores estão mais atentos às diferenças dos ovos. Existem questões técnicas que já conseguimos observar na linguagem do consumidor, ao falar, por exemplo, sobre a consistência da clara e coloração da gema; ao escolher o ovo caipira no preparo de determinada receita. E esse tipo de posicionamento dos consumidores é interessante, pois enxergamos espaço para agregarmos valor nas diferentes linhas de ovos.

Temos cinco maneiras de diferenciar os tipos de ovos, o processo de qualidade vai do manejo, da ração, da qualidade dos equipamentos usados e do cuidado com o produto acabado também. Mas as cinco maneiras de saber diferenciar os ovos são: a genética da ave (ave vermelha, com os ovos vermelhos; ave branca põe ovo branco); o tamanho do ovo (jumbo, extra, grande); a quantidade de ovo que é colocada na embalagem; a ração (que pode ser enriquecida com Ômega 3, com Selênio), e por último diferenciar pela criação da galinha. Aí está a diferença do ovo comum, do caipira, do cage free e do ovo orgânico.

O ovo comum é um modelo mais tradicional, que chamamos de convencional, que a galinha ainda é criada em gaiola. O ovo cage free, as galinhas ficam livres dentro do galpão, sem acesso ao campo.O ovo caipira, além de ficar livre nos galpões, as galinhas ainda acessam o campo. E o ovo orgânico: além de ficarem livres nos galpões e de acessarem o campo, também se alimentam de ração orgânica. Então, o ovo orgânico é o caipira que come ração orgânica.


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