Sofrendo com desfalques, o Flamengo tem a dura missão de vencer um dos clubes mais tradicionais do continente nesta quinta-feira (19), as 19h, no Maracanã. O Peñarol é o adversário do Rubro-Negro nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores. O jogo contará com esquema especial de trânsito e ponto facultativo parcial na cidade, que volta hoje a receber shows do Rock in Rio.
A preocupação com a segurança também é grande: na última vez que as duas equipes se enfrentaram, em 2019, brigas nas praias do Leme e Copacabana provocaram a morte de um rubro-negro e a prisão de um uruguaio. Por essa razão, a equipe visitante alugou um camping no Recreio — a cerca de uma hora do Maracanã — e sua hinchada terá escolta até o estádio da zona norte.
A mais recente baixa no elenco de Tite foi o ponta Luiz Araújo, que sofreu uma fratura na cartilagem do joelho direito no clássico contra o Vasco. Com a artroscopia já realizada, o camisa 7 desfalca o Rubro-Negro por pelo menos 30 dias. Gabigol também não joga, por conta de uma fibrose na coxa direita. Por outro lado, o treinador volta a contar com De La Cruz e tem Alex Sandro, Gonzalo Plata e Charly Alcaraz inscritos.
Nos 15 duelos em toda a história, Flamengo e Peñarol têm seis vitórias cada e três empates. Porém, o Rubro-Negro jamais venceu em partidas de Libertadores: apenas um empate e três vitórias uruguaias. Quebrar esse tabu diante de 60 mil torcedores é fundamental para ficar mais perto da semifinal.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x PEÑAROL
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN);
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN);
VAR: Juan Soto (VEN).
FLAMENGO: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Gerson, Plata e Bruno Henrique. Técnico: Tite.
PEÑAROL: Aguerre; Léo Coelho, Javier Méndez e Guzmán Rodríguez; Pedro Milans, Eduardo Darías, Damián García, Javier Cabrera, Leonardo Fernández e Maximiliano Olivera; Maximiliano Silvera. Técnico: Diego Aguirre.