A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu, no final da tarde deste domingo (13/10) em São Paulo, reunião com concessionárias de distribuição e transmissão para verificar e avaliar as ações de restabelecimento de energia no Estado de São Paulo. Na reunião foram avaliados cenários de atendimento em cada localidade e área de atuação, as ações até então tomadas pelas empresas, as equipes mobilizadas, os recursos materiais e humanos disponíveis.
A agência informa que também solicitou que a diretoria de fiscalização intime a Enel, dando um prazo de 60 dias para a empresa se manifestar. Após esse período, a agência pode eventualmente recomendar o fim do contrato. E em resposta a um ofício do Ministério sobre falhas na fiscalização e sanções, a Aneel disse que cobrou mais de R$ 320 milhões em multas da distribuidora desde 2018.
Em seu site, a Enel informou que até madrugada de hoje, mais de 1,5 milhão de clientes que ingressaram chamados ao longo dos últimos dias tiveram o serviço normalizado. E que a empresa segue trabalhando para restabelecer o fornecimento para cerca de 530 mil clientes impactados.
A reunião foi conduzida pelo diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa. Também estavam presentes o superintendente de fiscalização da ANEEL, Giácomo Bassi, o diretor presidente da ARSESP, Thiago Nunes e representantes das empresas Enel São Paulo, Neoenergia, EDP São Paulo, Energisa Sul-Sudeste, CPFL Piratininga, CPFL Paulista CPFL Santa Cruz, ISA CTEEP e Eletrobras Sudeste. Durante a reunião também foi discutida possibilidades de compartilhamento de equipes e infraestruturas entre as empresas.
.A ISA CTEEP, por exemplo, em alinhamento com orientação da ANEEL, disponibilizou parte de suas equipes para apoiar o sistema de distribuição de energia que teve sua rede afetada. O objetivo é contribuir para que o fornecimento de energia à população seja normalizado o mais rápido possível.
Em atendimento a orientação da ANEEL, a EDP São Paulo disponibilizou durante o fim de semana equipes para a Enel SP, como esforço coordenado para agilizar o reestabelecimento do fornecimento de energia aos consumidores da área metropolitana de São Paulo.
A Light do Rio de Janeiro, também atendendo solicitação da ANEEL, disponibilizou neste domingo, 26 profissionais, entre eletricistas, técnicos e supervisores, além de seis caminhões cesto aéreo (simples e duplo), uma caminhonete e quatro veículos leves, para suporte ao restabelecimento da energia elétrica em São Paulo.
Esse esforço concentrado entre as empresas visa o restabelecimento da energia dos consumidores de São Paulo atingidos pelas graves ocorrências no Estado. As ações definidas serão encaminhadas para conhecimento do Ministério de Minas e Energia (MME).
Fonte: Aneel e RadioAgência Nacional