Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Petrópolis ganharam um espaço numa exposição em Brasília. Através da criação de um andador que além de facilitar a locomoção de pessoas com deficiência e serve também de cadeira higiênica, os alunos ganharam espaço na exposição "Olimpíada do Conhecimento", no Distrito Federal.
A ideia surgiu após uma reportagem que mostrava um casal de idosos e as dificuldades de seu dia a dia em casa. Eles não conseguiam realizar ações aparentemente simples, como sentar à mesa para comer e ir ao banheiro.
Além do andador multiuso, o espaço Cidade Inteligente apresenta ainda o espaço Mac Pedal Livre, uma bicicleta adaptada para facilitar a capacidade de locomoção de crianças com necessidades especiais; uma Bengala Inteligente, confeccionada para o auxílio de deficientes visuais. Essa bengala identifica obstáculos por meio de um sensor e informa os riscos do trajeto através de vibrações.
Há também a Luva Tradutora de Libras que tem a função de melhorar a interação entre pessoas com deficiência auditiva e as que desconhecem as Libras.
Um dos alunos do curso de Soldador de Aço Carbono responsável pelo projeto, Matheus do Carmo Bastos, é grato pela oportunidade de alunos do Senai de Petrópolis participarem dessa exposição em Brasília. " As pessoas estão dando retorno positivo e aproveitando a troca de Ideias para novos trabalhos", disse.