Com 57,2% dos votos válidos, Rodrigo Neves (PDT) foi eleito neste domingo (27) para um novo mandato como prefeito de Niterói. Ele já ocupou o posto por oito anos, entre 2013 e 2020.
Além de marcar seu retorno para um terceiro mandado, a eleição também confirma a hegemonia de seu grupo político na cidade. O atual prefeito Axel Grael também é do PDT e havia sido vice de Rodrigo Neves nas outras duas vezes em que ele ocupou o posto. Dessa vez, a chapa contou com Isabel Swan (PV) como candidata à vice-prefeita.
No segundo turno, Rodrigo Neves derrotou o deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL). Ele obteve 42,8% dos votos válidos.
Niterói é o quinto maior colégio eleitoral do estado. Foram disponibilizados 134 locais de votação com 1.485 urnas. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), 410.032 pessoas estavam aptas a participar do processo eleitoral. Dessas, 289.797 compareceram às urnas.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a atuação do Tribunal Regional Eleitoral no segundo turno das eleições municipais, que ocorreu em apenas duas cidades fluminenses.
O segundo turno das eleições municipais acontece em cidades com mais de 200 mil habitantes em que o vencedor do primeiro turno não alcançou 50% mais um do total de votos válidos. Embora 11 municípios do Rio de Janeiro pudessem ter esse cenário, ele ocorreu apenas em Niterói e em Petrópolis. Na capital do estado, pela primeira vez desde 2008, o pleito foi decidido no primeiro turno, com a reeleição de Eduardo Paes (PSD) com 60,47% dos votos válidos.
Foram registradas sete ocorrências de crimes eleitorais no estado do Rio de Janeiro, todas em Niterói, na região metropolitana. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A maioria delas foi por boca de urna. Ao todo, 38 pessoas foram conduzidas à delegacia.
Ainda de acordo com o TRE-RJ houve cinco substituições de urnas eletrônicas até 13h30.
No estado do Rio, além de Niterói, eleitores de Petrópolis, na região serrana, estão indo às urnas escolher, em segundo turno, o prefeito de cada cidade.
A cidade de Niterói é o quinto maior colégio eleitoral do estado, com mais de 410 mil eleitores aptos. A disputa é entre Rodrigo Neves, do PDT, e Carlos Jordy, do PL.
Já em Petrópolis são pouco mais de 245 mil eleitores. A disputa é entre Yuri Almeida, do PSOL e Hammes, do PP.
Fonte: Agência Brasil e RadioAgência Nacional