A Taça das Favelas Rio 2019 definiu todos os seus classificados nesta terça-feira, 21 de maio. Sim, a rodada foi no final de semana, dos finais de semana dos dias 18 e 19. Mas o Maria Paula venceu de 1 a 0 a Vila Catiri, no domingo e ficou empatada em todos os critérios com o Sarapuí, no grupo 25, do campeonato organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela.
A continuidade das duas favelas no maior campeonato de futebol entre favelas do mundo foi definida por sorteio, nesta terça-feira, na sede da CUFA, e deu Sarapuí.
São oito equipes classificadas, no feminino, e 28, no masculino. As meninas vão disputar as quartas de final, no final de semana, dos dias 1 e 2 de junho, destaque para a reedição da final do ano passado, entre Caixa D’Água de Padre Miguel e Corte Oito, vencida pela favela Zona Oeste, que já se enfrentam nas quartas.
No final de semana dos dias 25 e 26 de maio, 24 equipes se enfrentam em busca de uma vaga para as oitavas de final de final da categoria masculina, onde as favelas da Vila Aliança, Engenho Velho de Itaboraí, Tijuquinha e Complexo do Manguariba já estão garantidas por terem feito as melhores campanhas da fase de grupos. As oitavas do masculino acontecem na mesma data das quartas do feminino.
No domingo, dia 20 de maio, o Engenho Velho de Itaboraí garantiu a vaga direta para as oitavas de final, ao vencer o Padre Miguel por 3 a 0, gols de Wanderson, Elimar e Josué.
“Muito feliz em poder ajudar a minha equipe. Continuar trabalhando com humildade, sem pensar no favoritismo, para que a gente possa levar essa Taça para a nossa favela”, disse o atacante Josué quem fez um golaço driblando o goleiro.
No mata-mata, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis, com três cobranças para cada favela, em caso de empate. As penalidades seguem para as alternadas.
Além do futebol, assim como aconteceu nos outros finais de semana, o aplicativo de pagamentos PicPay, patrocinador oficial da Taça das Favelas, fez uma ativação no Campo do Realengo, onde os promotores explicaram para atletas e torcedores as funcionalidades do aplicativo. A comida dos atletas e da equipe de produção será fornecida pelo Box Mineiro.
Todos os jogos foram transmitidos ao vivo, através da plataforma de transmissão Mycujoo. Os resultados, tabela e artilharia podem ser conferidos pelo aplicativo oficial da Taça das Favelas.