Igor Jesus sonha com o gol do título. Foto: Vitor Silva
Botafogo e Atlético Mineiro decidem hoje o título da Copa Libertadores da América, às 17h, no estádio Mas Monumental, em Buenos Aires.
O Botafogo chegou até a final após uma longa e histórica trajetória, que começou ainda na Pré-Libertadores, onde o Glorioso passou por Aurora (BOL) e Red Bull Bragantino. Depois, o Alvinegro ficou em segundo lugar num grupo com LDU, Júnior Barranquilla e Universitário (PER). Chegando aos playoffs, foi a vez de passar por três campeões continentais antes de chegar a final.
O Alvinegro eliminou o Palmeiras nas oitavas, São Paulo nas quartas e Peñarol nas semifinais. Esta é a primeira vez na história da Libertadores que um time chega a final da copa saindo da Pré-Libertadores.
E a equipe ainda chega com moral elevada para a final após a retomada da liderança do Brasileirão com uma ótima vitória sobre o Palmeiras na última terça. Para o confronto de hoje, o técnico Artur Jorge terá praticamente tudo o que tem de melhor a sua disposição.
A excessão deve ser o zagueiro Bastos, que sentiu a coxa contra o Palmeiras e deve ser substituído por Adryelson. Outro que também não joga, mas que não vem sendo utilizado como titular, é Mateo Ponte, expulso contra o Peñarol.
Do outro lado, o Atlético Mineiro iniciou sua trajetória na competição já na fase de grupos e avançou em primeiro lugar. Em seu grupo, o Galo teve a companhia de Peñarol, Rosário Central e Caracas. No mata-mata a equipe mineira passou por San Lorenzo nas oitavas, Fluminense nas quartas e River Plate nas semifinais.
Para hoje, o Mineiro chega pressionado pelo seu recente histórico de 10 partidas sem vencer (o último triunfo foi justamente pela Libertadores, na partida de ida contra o River). O técnico Gabriel Milito terá força máxima e deve escalar uma linha de três zagueiros, além disso, a tendência é que o argentino opte por começar a partida com seu trio de ataque formado por Paulinho, Hulk e Deyverson.
O Galo tem o desfalque de Zaracho, que sentiu uma lesão na coxa na última partida pelo Brasileirão, diante do Juventude.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X BOTAFOGO
ATLÉTICO MINEIRO: Éverson, Lyanco, Battaglia, Junior Alonso; Scarpa, Fausto Vera, Alan Franco, Guilherme Arana; Paulinho, Hulk e Deyverson. Técnico: Gabriel Milito
BOTAFOGO: John, Vitinho, Adryelson, Barboza, Alex Telles; Luiz Henrique, Gregore, Marlon Freitas, Savarino; Almada e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistente 1: Ezequiel Brailovsky (ARG)
Assistente 2: Gabriel Chade (ARG)
Quarto árbitro: Yael Falcon (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)