Foto: Divulgação
Com 20 anos de existência e avalizado por nomes como Gilberto Gil, Milton Nascimento e Zeca Pagodinho, o Grupo Ofá de Salvador/BA aporta no Rio de Janeiro para única apresentação do espetáculo "Obatalá: Uma Conexão Salvador-África-Brasil", neste sábado (14), no Centro Cultural Banco Do Brasil (CCBB RJ), às 19h. Os integrantes ainda promovem, no domingo (15), as Oficinas de Dança e Ritmos Africanos, às 11h e 15h, respectivamente. O show e as atividades são gratuitos.
Composto por integrantes do Terreiro do Gantois, casa tradicional de religião de matriz africana no Brasil, o Grupo Ofá celebra a riqueza da cultura afro diaspórica com um repertório que combina a música sacra afro-brasileira cantada em português e iorubá e canções da MPB de compositores como João Donato, Caetano Veloso e Nelson Rufino. O trabalho celebra os orixás e evoca o amor, palavra-chave do Grupo Ofá, formado por 12 integrantes, entre eles Iuri Passos, YomarAsogbá e Luciana Baraúna.
Indicado ao Grammy Latino em 2020 pelo álbum Obatalá - Homenagem a Mãe Carmem, o grupo apresentará canções de seu repertório, temas ancestrais e, pela primeira vez em seus espetáculos, releituras de “Milagres de um Povo” (Caetano Veloso), “Emoriô” (Gilberto Gil e João Donato) e outras surpresas. A convidada especial para o show, a cantora lírica Irma Ferreira, já é considerada uma integrante do grupo.
O espetáculo "Obatalá: Uma Conexão Salvador-África-Brasil" conta com direção geral de Glauber Amaral e produção da Barravento Artes. Para participar das oficinas, é necessária inscrição prévia através do e-mail obatala.ccbb@gmail.com.