A Secretaria Municipal de Saúde do Rio fez um alerta sobre as pomadas modeladoras de cabelo neste fim de ano. Após o Réveillon passado, o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, realizou 150 atendimentos de pacientes com queimadura nos olhos por conta dessas pomadas, que escorreram do cabelo para o rosto. É importante utilizar somente marcas que tenham certificação da Anvisa. A queimadura na córnea causada por esse produto é grave e o cuidado com a verificação da certificação da pomada pode evitar até a perda da visão e outros riscos à saúde.
As pomadas modeladoras são utilizadas para tranças ou outros penteados, para fixar os cabelos. Ao molhar a cabeça, pela chuva ou no banho, a água com o ingrediente químico escorre para a vista. A lesão na córnea pode causar irritação e inchaço nos olhos, visão turva e até cegueira temporária, além de causar bastante dor.
"Fiquem muito atentos em relação a utilizar somente as pomadas que tenham certificação da Anvisa e que estejam no site da própria agência como liberados. É muito importante porque isso evita um transtorno imenso que pode levar até a cegueira. Atenção para as pomadas de cabelo, elas nem sempre são tão inocentes quanto parecem", diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
MAIS INFORMAÇÕES:
Orientações do IVISA-Rio sobre o tema: https://www.instagram.com/p/DD0BV0IS6ON/?igsh=MWFmbTIwaDVjOHAzYQ==
Vídeo do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz: https://drive.google.com/file/d/1eL64SRJTtVi6ksrz8FfxRWixRD2GofV5/view?usp=drivesdk