A guerra do tráfico no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, entre traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) e Comando Vermelho (CV) vem deixando moradores de Vila Isabel e bairros próximos em desespero. Aterrorizados, vítimas dos tiroteios recolheram diversas balas de fuzis encontradas em seus imóveis por conta do intenso tiroteio na noite de ontem (05) na localidade. Assustados, os moradores também gravaram vídeos do terror vivido e reclamaram da sensação de insegurança.
Tiro de fuzil perfurou janela de vidro na Rua Castro Barbosa, no Grajaú. Foto: Reprodução Rede Social
"Uma de minhas filhas poderia estar morta"
Um morador do Grajaú, residente no 12º andar de um prédio, postou numa rede social que um tiro de fuzil atingiu a janela do quarto onde as filhas dormem.
Nas fotos postadas é possível ver que o disparo atingiu a janela, atravessou a esquadrilha de alumínio, bateu em uma das paredes e caiu na cama onde uma das crianças estava.
"Mais uma noite escutando tiroteio entre traficantes (fuzil, granada, etc) que disputam a favela no bairro ao lado... um ano disso! A Polícia Civil do Rio disse que não tem nenhuma ocorrência. 23:05, Grajaú, 12º andar. Uma das minhas filhas poderia ter morrido. O governador está mais preocupado em ficar cantando e o secretário de segurança ninguém sabe quem é", desabafou o pai.
Mais de um tiroteio por semana
Ano passado, o Morro dos Macacos teve em média de mais de um tiroteio por semana entre o TCP e CV, que há mais de uma década tenta comandar a favela.
Os constantes tiroteios alteraram a vida dos moradores e comerciantes do entorno da comunidade. No mês passado, a Unidos de Vila Isabel teve ensaios para o Carnaval de 2025 cancelados por falta de segurança.
Também em dezembro, três homens foram baleados em um ataque em um dos acessos ao Morro dos Macacos. Um deles morreu antes de chegar ao hospital.
Em agosto, cinco pessoas morreram após um ataque a tiros na Praça Barão de Drummond, conhecida como Praça Sete, nas proximidades do Morro dos Macacos.
De acordo com testemunhas, ocupantes de carros e motos passaram pelo local, onde estava sendo realizado um evento, e atiraram contra um grupo de pessoas que estava no local.
No mesmo mês, um menino de treze anos e um entregador de farmácia morreram baleados, em um ataque de bandidos do CV a uma festa que acontecia no Morro dos Macacos. Os bandidos chegaram em um carro e em uma moto e abriram fogo contra as pessoas.
Luiz Gabriel Costa de Souza e o menino Guilherme, vítimas de ataque de criminosos em Vila Isabel. Foto: Reprodução