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2,6 bilhões de dólares

Mercado de trabalho no esporte eletrônico cresce a olhos vistos

Cerca de 165 milhões de pessoas em todo o mundo acompanham partidas de esporte eletrônico com frequência


Foto: André Tambucci

Quando falamos em esporte eletrônico nos vem à mente, computadores, consoles, celulares, entre outros equipamentos que nos levam para dentro de uma realidade que é considerada virtual. Somos inseridos dentro de jogos ou de mundos fictícios que nos permitem viver experiências novas, ainda que parados dentro das nossas salas e quartos

Porém, os jogos eletrônicos transcenderam as paredes das nossas casas e dos fliperamas. Hoje, o mundo está conectado através da internet e das redes sociais, onde se vive uma vida que mescla real e virtual.

A advogada Layla Rodrigues, especialista em Direito Gamer, explica: “Decorrente desta nova realidade que estamos enfrentando, podemos perceber que existe um grande mercado de trabalho possibilitado pelos jogos eletrônicos, como a criação de jogos, administração destes jogos, o teste de mercado, a própria divulgação dos produtos, a mediação dentro de jogos, correções de problemas, e muito além”.

Os jogos eletrônicos geraram aproximadamente 2,6 bilhões de dólares em 2023, conforme estudos da empresa de análise de dados Newzoo. A mesma empresa de pesquisa concluiu que cerca de 165 milhões de pessoas em todo o mundo acompanham partidas de esporte eletrônico com frequência. Não é à toa dizer que o cenário move milhões de empregos. “Hoje, trabalhar com jogos eletrônicos ou com o esporte eletrônico não é mais uma realidade distante. O que vemos são empresas que desenvolvem jogos, pessoas que patrocinam times de esporte eletrônico, organizações que criam campeonatos de jogos eletrônicos, bem como todo um amplo comércio sistemático que se estende ao redor deste novo mercado”, diz Layla.

Logo, é um erro achar que não existe interesse para que os jogos eletrônicos cresçam cada vez mais, principalmente financeiros e econômicos. Porém, nem sempre enxerga-se as atividades e empregos que existem em decorrência dos jogos eletrônicos e dos esportes eletrônicos. Mas é certo acreditar que todo cenário de esporte eletrônico movimenta profissionais, pessoas que precisam estar capacitadas, ter conhecimento e uma formação para que possam atuar de forma adequada, concisa e próspera dentro deste cenário.

De modo geral pode-se dizer que atuar dentro do esporte eletrônico não é mais um privilégio de poucos. É possível dizer que o mercado está em busca de profissionais capacitados para a ampliação de seu segmento. Inclusive, existem profissões dentro do cenário de jogos eletrônicos que não existiam antes da solidificação do esporte eletrônico. Existem ainda profissões que, apesar de não terem sido originalmente criadas por esporte eletrônico ou para se beneficiar dos jogos eletrônicos, invariavelmente acabaram se ligando de forma direta a esta modalidade, como por exemplo os streamers, advogados, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, entre outros.

Existem diversas profissões ligadas ao esporte eletrônico. Dentre elas, jogador profissional de esporte eletrônico, mais conhecido como atleta. Todo este estafe que decorre do treinamento criou uma line de time de esporte eletrônico (coach, manager, analista, head line), com profissões já solidificadas no mundo empresarial. Ainda há atividades como social media, streamer, influencer, entre outras profissões deste meio, ligadas à comunicação. “Todas estas profissões, todas essas categorias, necessitam da comunidade do esporte eletrônico, de um cenário bem estabelecido, de organizações de campeonato idôneas e, ainda, de que as desenvolvedoras e publichers se comprometam com o desenvolvimento e a evolução dos jogos. Consequentemente, podemos entender que o esporte eletrônico é essencialmente privado e, com tal, depende de empresas para que funcione perfeitamente. De todos esses pontos podemos então estabelecer algumas atribuições obrigatórias para aqueles que querem trabalhar dentro do esporte eletrônico e compreender o mercado que o esporte eletrônico movimenta anualmente", conclui Layla.

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