O ano de 2025 inicia com o Janeiro Branco, uma campanha anual que convida as pessoas a cuidarem da mente com o mesmo carinho com que cuida-se do corpo. A saúde mental é essencial para o bem-estar e tem tudo a ver com qualidade de vida.
Segundo Marco Aurélio Silvério Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em cirurgia de quadril via anterior (AMIS) e de joelho, os pacientes com dores crônicas, como as causadas por artrose ou outras condições ortopédicas, muitas vezes enfrentam diariamente desafios emocionais que podem levar ao afastamento do convívio social, levando a pessoas à depressão, entre outras doenças graves.
"As condições físicas e a saúde mental estão interligadas de diversas maneiras. Muitas doenças ortopédicas estão associadas à dor crônica e ao desconforto persistente, que podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão e ansiedade", conta o especialista.
As alterações na qualidade de vida e o impacto nas relações sociais também são características das doenças ortopédicas que podem levar ao desenvolvimento de sintomas depressivos. A inclusão de exercícios físicos entre as dicas de cuidado da saúde mental indica a relevância da relação entre a saúde física com possíveis transtornos emocionais e mentais.
De acordo com o periódico Jama (Jornal da Associação Médica dos EUA), a saúde mental é indissociável da saúde física: o estudo apontou que transtornos como depressão ou problemas psiquiátricos estão cada vez mais relacionados a uma piora de todo o organismo.
Marco Aurélio reforça essa questão, pontuando que "a relação entre doenças ortopédicas e transtornos mentais não é puramente unidirecional", sendo que os transtornos de saúde mental também podem impactar na percepção da dor e recuperação física.
"O tratamento holístico é essencial para promover a recuperação completa e melhorar a qualidade de vida do paciente. Isso pode incluir intervenções, como a fisioterapia, a terapia cognitivo-comportamental, a gestão da dor e o apoio psicossocial. A abordagem multidisciplinar é fundamental para atender às complexidades dessas condições", destaca o médico.
"O foco da campanha Janeiro Branco é a saúde mental no geral, mas existem vários assuntos específicos dentro desse universo que podemos abordar, como inteligência emocional, felicidade e propósito no trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e sinais de alerta físicos da saúde mental que não podem ser esquecidos", ressalta o especialista.