TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Semana sangrenta em presídios no Amazonas tem 55 mortos

Mais de 50 presos morreram desde domingo

Por Mario Hugo Monken em 29/05/2019 às 19:11:24

Foto: Divulgação

Pelo menos55 presosmorreram nos últimos dias durante ocorrências no sistema penitenciário do Amazonas. No último domingo (26), dia de visitas, o Grupo de Intervenção Prisional (GIP), companhia do Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado para conter uma briga que resultou na morte de 15 detentos. Com a atuação precisa do GIP, nenhum familiar de preso ou agente do sistema prisional saiu ferido.

Na segunda-feira, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) encontrou 40 detentos mortos, todos com indícios de asfixia. A secretaria já iniciou investigações para identificar os responsáveis pela ocorrência de domingo. As mesmas medidas serão tomadas em relação às mortes registradas nesta segunda-feira. O resultado destas apurações serão encaminhados à Justiça. A secretaria também vai adotar medidas disciplinares nos presídios.

Informações do Departamento de Inteligência do Sistema Penitenciário do Amazonas (DIPEM) apontam que o ato de indisciplina que resultou nas mortes foi ordenado por lideranças da facção Família do Norte (FDN), que estão presas no Amazonas e também em presídios federais, "motivadas pela disputa interna por poder e como forma de afirmação perante a massa carcerária". A informação consta em relatórios oficiais do Departamento.

Conversa com Moro

O governador do Amazonas, Wilson Lima, conversou com o ministro da Justiça, Sérgio Moro,e e assegurou auxílio do Governo Federal para as unidades prisionais do estado, com reforço da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

Foi solicitada a prorrogação da permanência da Força Nacional no Estado, por mais 12 meses, a contar do dia 10 de junho. A equipe atuará no reforço da segurança externa das muralhas das unidades prisionais. No mesmo documento, Lima pediu a disponibilização de FTIP, que apoiará as ações desenvolvidas junto ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), ajudando a manter a estabilidade do Sistema.

Além do anúncio de apoio federal feito pelo governador Wilson Lima, haverá transferência de presos para unidades federais. A Secretaria de Administração Penitenciária suspendeu, por 30 dias, as visitas nas unidades prisionais de Manaus.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.