Nesta quinta-feira (30), grupos e entidades educacionais de todo o Brasil devem se reunir para mais uma manifestação a favor da educação brasileira e contra as medidas adotadas pelo governo Bolsonaro em relação ao setor. O movimento promete repetir a adesão do último dia 15 de maio levando pautas importantes para as ruas. O contingenciamento das verbas educacionais e a autonomia das universidades públicas estarão entre as principais discussões.
No final da tarde de ontem (28), a União Nacional dos Estudantes (UNE) confirmou o evento em mais de150 cidades do Brasil, além de 11 países. A União Brasileira de Estudantes Secundários (UBES) também anunciou a adesão aos atos. Vale destacar que no último encontro milhares de pessoas encheram as ruas em diversas capitais. Na ocasião, grandes avenidas como a Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, e a Paulista, em São Paulo ficaram lotadas.
Para amanhã, a expectativa dos organizadores é de que a reunião seja ainda maior. Contudo, algumas entidades e instituições federais não se pronunciaram oficialmente. De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES), os encontros devem ocorrer em diversas localidades do país. Em seu site oficial, a associação disponibilizou os lugares onde acontecerão os atos.
Ainda de acordo com a ANDES, os estudantes, professores e técnico-administrativos em educação voltam a se mobilizar, na luta contra os sucessivos ataques do governo Bolsonaro ao setor e contra o desmonte da educação pública, de qualidade e gratuita.
A seguir, confira os locais divulgados pelos organizadores para as manifestações no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 9h às 12h - Panfletagem no Centro
9h às 15h30 - Atividades da UFRJ no Largo São Francisco, em frente aos institutos de Filosofia e de História
Candelária, 15h
Niterói, 7h às 9h - Panfletagem nas Barcas e Terminal
10h às 14h - Aulas públicas no Valonguinho
15h - Concentração nas Barcas para ida ao ato na Candelária
Petrópolis, 17h - Praça Dom Pedro
Volta Redonda, 17h - Praça Juarez Antunes
Nova Friburgo, 17h - Praça Demerval Barbosa
O que diz o Governo Federal?
O Portal Eu,Rio! tentou contato com a assessoria de imprensa do governo federal para ouvir o posicionamento sobre as manifestações. No entanto, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.