A Operação Verão do Governo do Estado, implementa pela Secretaria de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, já fez 6.337 resgates nas praias do Estado do Rio, desde o início da sua atuação em 1º de dezembro de 2024. No mesmo período, foram feitas 569.436 ações de prevenção – com orientações aos banhistas para evitar afogamentos. A Operação Verão conta com reforço de cerca de 30% do efetivo de guarda-vidas em todo o litoral. Além disso, o governo investe em tecnologia e inovação para evitar afogamentos.
Dois drones novos, com megafone para alertas sonoros; farol de busca com precisão de 900 metros e capacidade de voo em condições adversas, com chuva, estão apoiando a prevenção e a busca por vítimas na orla. As praias estão mais seguras com 43 novos barcos infláveis de última geração, importados da Europa, que são mais estáveis, leves, ágeis, resistentes e extremamente eficientes, mesmo em dias de mares mais agitados.
Os Bombeiros RJ também apostam na implantação, durante toda a estação, do serviço de médicos nas motos-aquáticas, para garantir um atendimento ainda mais rápido a banhistas que necessitem de socorro especializado.
- A nossa missão é salvar. A qualquer hora, em qualquer tempo, em qualquer mar. Desde novembro, viemos reforçando progressivamente o efetivo nas praias. Só no ano passado, realizamos mais de 12.600 salvamentos nesta época do ano, sendo cerca de 8 mil socorros só na capital. Investimos forte em prevenção para assegurar um banho seguro a todos - destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
O Governo do Estado investiu mais de R$ 1 bilhão na Defesa Civil Estadual e no Corpo de Bombeiros Militar nos últimos anos, visando à modernização das viaturas e dos equipamentos, garantindo a excelência dos socorros, seja por terra, água ou ar.