A Secretaria de Estado da Mulher, em parceria com a Caçula, lança o projeto Mulher Empreendedora do Carnaval 2025, com o objetivo de capacitar mulheres em vulnerabilidade social para a produção de fantasias e acessórios carnavalescos. A iniciativa visa fomentar o empreendedorismo e a geração de renda para o período festivo.
O programa oferece quatro encontros, nos dias 21 e 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro, no Espaço Mulher+Empreendedora, no Complexo de Serviços do Estado PPG, capacitando 20 mulheres.
— A autonomia econômica é fundamental para que as mulheres gerem renda e transformem a sua vida e a da sua família. O carnaval é um momento potente para a economia do nosso estado, e as mulheres precisam estar inseridas — destaca a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
As participantes têm a oportunidade de participar de oficinas técnicas e práticas, criando peças para o carnaval de rua.
Jane da Costa, de 64 anos, moradora da Comunidade do Mandela, nunca fez artesanato profissionalmente, mas encontrou na prática uma forma de geração de renda e convívio com outras mulheres que também estão em busca de qualificação e empreendedorismo.
— Muitas vezes, em casa, não temos nada, mas, aprendendo a fazer essas peças, podemos ganhar um dinheiro. Além disso, podemos passar para outras pessoas tudo o que a professora ensina, e não apenas a nossa mão trabalha, mas mantemos a cabeça ativa e fazemos amigas — conta ela.
O projeto também oferece palestras sobre marketing digital e empreendedorismo, preparando as mulheres para aproveitar as oportunidades do mercado carnavalesco. O encerramento das oficinas será marcado por um desfile de peças produzidas e pela entrega de certificados às participantes, no dia 11 de fevereiro.
Aprenda a produzir uma peça de carnaval
A professora Danielle Rios, que ministra as aulas de artesanato no curso, preparou um tutorial de como criar uma ombreira decorada com materiais simples e de fácil acesso.
Materiais necessários:
• 1 par de bojo de sutiã
• Cordão cetim (2,5 mm)
• Pedras com 2 furos (chaton)
• Elástico (3 mm)
• Cola quente, cola universal, fita crepe e fita dupla face
Passo a passo:
1- Meça a lateral do bojo onde será colada a ombreira.
2- Cole os fios sobre uma fita dupla face fixada na fita crepe, no comprimento desejado.
3- Fixe os fios na lateral da ombreira com cola quente.
4- Decore a ombreira com as pedras usando cola universal.
5- Finalize colando elásticos para unir as laterais e criar o encaixe para o braço.
Espaço Mulher+Empreendedora
O Espaço Mulher+Empreendedora é a segunda unidade da Secretaria de Estado da Mulher voltada para promover a autonomia econômica das mulheres, oferecendo atividades que incluem palestras, capacitação para empreender e mentoria para negócios.
O espaço atende mulheres a partir dos 16 anos de idade. O cadastro pode ser feito presencialmente, mediante apresentação de RG e CPF. O Espaço Mulher+Empreendedora PPG funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Rua Alberto de Campos, 12, no hall dos elevadores, próximo ao Viva Rio.