Foto: Edison Corrêa/Portal Eu, Rio!
As notas das escolas de samba do Rio serão anunciadas na tarde desta quarta-feira de cinzas (05), a partir das 16h. A cerimônia será na Cidade do Samba, na região portuária do Rio, onde também estão localizados os barracões das agremiações.
No ano que vem, um deles vai ter nova ocupante. Será a escola vencedora da Séria A, que terá direito de integrar o Grupo Especial. A escola que ficar em último lugar no Grupo Especial será rebaixada para a Série Ouro. As seis escolas mais bem classificadas voltarão a desfilar no Sábado das Campeãs (08) na Marquês de Sapucaí.
Na primeira noite do carnaval 2025 passaram pela Sapucaí a Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, a atual campeã Unidos do Viradouro e a Mangueira. Na noite seguinte foram para a avenida Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel. Ontem desfilaram Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela.
Os 36 jurados analisaram as apresentações em módulos localizados ao longo do Sambódromo. Este ano, em cada cabine ficaram quatro deles para julgar os quesitos bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira.
A ordem da leitura dos quesitos, sorteada em reunião na sede da Liesa - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, será: Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia, Mestre-sala & Porta-bandeira e Samba-enredo. Comissão de Frente será o quesito de desempate.