O presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou, nessa sexta (07), a intenção de criar uma moeda única que valeria para toda a América do Sul. A ideia havia sido cogitada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, em uma reuniãocom empresários brasileiros e argentinos em Buenos Aires, na Argentina.
Na reunião, Paulo Guedes comentou que, no futuro, existirão cinco moedas no mundo e que a América do Sul teria uma dessas moedas. Após o anúncio, o presidente Jair Bolsonaro adiantou a possibilidade de um acordo entre Argentina e Brasil para a criação de uma nova moeda apelidada de "peso-real".
"Uma nova moeda é como um casamento. Você ganha de um lado e perde de outro. Às vezes, você quer ver seu Botafogo jogar e não consegue porque sua esposa quer ir no shopping. Às vezes, acontece o contrário também, tá certo? Você quer levar sua esposa pra ver o Mengão jogar e não consegue. Mas, como em todo o casamento, a gente mais ganha do que perde. Na moeda também vejo que temos muito mais a ganhar do que a perder."
O presidente tornou a falar sobre o assunto na saída de uma formatura de militares no Centro de Instrução Almirante Alexandrino, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro:
"Uma família começa com duas pessoas. A ideia foi lançada na Argentina. O que ouvi o Paulo Guedes dizer é que ele gostaria que outros países se preocupassem com isso e quem sabe fazer uma moeda única aqui na América do Sul."