TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Balão em chamas cai próximo ao Museu Nacional e preocupa frequentadores

Guardas Municipais recolheram o item em uma árvore e apagaram o incêndio

Por Leonardo Pimenta em 09/06/2019 às 21:57:02

ASCOM/GM-RIO

Um balão em chamas caiu na manhã deste domingo (09), próximo ao prédio do Museu Nacional, e assustou visitantes que estavam na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão. A fumaça que vinha do balão preocupou frequentadores do parque, que relembraram o terrível incêndio do dia 2 de setembro e que levou à perda de grande parte dos itens do museu. Uma equipe do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) da Guarda Municipal, que fazia o patrulhamento no local, encontrou o balão, de aproximadamente 12 metros de comprimento, aceso e caído entre um muro e uma árvore nos fundos do palácio. Os agentes imediatamente apagaram o fogo e levaram o que sobrou do balão para sede da GM-RIO em São Cristóvão. O dono do balão não foi identificado pelo grupo.

A pessoa, que é flagrada soltando ou produzindo balões, está sujeita a ser presa por crime ambiental e enquadrada no art. 42 da Lei 9.605/98. O ato de soltar balões pode ocasionar incêndios em áreas florestais e urbanas e causar problemas para aeronaves que estão em voo. Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), no ano de 2016, foram informados 510 avistamentos de balões na rota de aeronaves, sendo o estado de São Paulo o campeão, com 307, seguido do Rio de Janeiro, com 117 casos, e Paraná, com 54 notificações. De acordo com a pesquisa, em 2016, o maior número de ocorrências, no total de 103, se deu no aeródromo de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Neste sábado (8), o Museu Nacional completou 201 anos, e a administração da instituição realizou a exposição de alguns itens salvos do incêndio do ano passado e várias atividades destinadas ao público.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.