Longevidade e qualidade de vid

Prefeitura lança 12 objetivos para transformar Rio na capital do Envelhecimento Saudável

Mascote desta iniciativa, “Seu Vitalino” foi apresentado como um carioca feliz em cuidar da saúde


Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio lançou, nesta quarta-feira (16), no Palácio da Cidade, em Botafogo, os Objetivos do Envelhecimento Saudável (OES) — um conjunto com 12 diretrizes que norteará as políticas públicas voltadas à população idosa. As medidas incluem a prevenção e o combate ao etarismo, a promoção da autonomia, a ampliação da acessibilidade aos serviços primários de saúde e o incentivo a cuidados de longa duração.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQVE), as ações estão alinhadas aos princípios da Década do Envelhecimento Saudável (2021–2030), proposta da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes e o secretário da SEMESQVE, Felipe Michel, apresentaram também o mascote oficial desta iniciativa: “Seu Vitalino”, personagem que pauta a vida por bons hábitos e a alegria de ser carioca.

- O simbolismo desse ato é mostrar que o envelhecimento saudável virou pauta de governo. A população está vivendo mais, e isso exige que todas as áreas da prefeitura estejam envolvidas. Não basta uma secretaria. Uma calçada acessível, uma clínica da família estruturada, o cuidado com o espaço urbano, tudo isso impacta diretamente a vida da pessoa idosa - declarou o prefeito, que assinou nesta quarta-feira o decreto com as 12 diretrizes em prol da "melhor idade", como ele definiu.

Os Objetivos do Envelhecimento Saudável definidos no decreto são: longevidade e qualidade de vida, direto à cidade, protagonismo e participação pública, intergeracionalidade, bem-estar social, combate ao etarismo, inclusão digital, oportunidades no mercado de trabalho, proteção ativa e garantia de direitos, educação de qualidade, segurança alimentar e condições adequadas de moradia.

A iniciativa também destaca que a promoção da longevidade com qualidade deve começar ainda na meia-idade, a partir dos 40 anos, com a inclusão dessa faixa etária em programas de atividade física e ações voltadas à saúde mental e ao cuidado preventivo.

Um dos objetivos é combater o isolamento social por meio do investimento em espaços de convivência — a cidade já conta com oito Casas de Convivência —, além da criação de redes de vizinhança solidária, programas de visitação e atividades culturais, esportivas e de lazer voltadas para pessoas com mais de 50 anos. As medidas buscam valorizar o protagonismo dos cariocas que estão envelhecendo, promovendo um Rio mais acolhedor e acessível para os idosos.

O secretário municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Felipe Michel, defendeu que transformar o Rio em uma cidade amiga da pessoa idosa é um compromisso que deve guiar as políticas públicas.

- A gente está assumindo um compromisso: tornar o Rio a capital do envelhecimento saudável. Isso não é invenção nossa — é uma agenda global da ONU. A pirâmide etária está se invertendo, e a política pública precisa acompanhar. O Rio está dando esse passo importante, guiado pelas diretrizes da Década do Envelhecimento Saudável. Estamos fazendo história - afirmou o secretário Felipe Michel.

Natural do Rio Grande do Sul e moradora do Rio há cinco anos, desde o início da pandemia, a aposentada Sônia Maria Rodrigues, de 77 anos, acompanhou de perto o lançamento dos Objetivos do Envelhecimento Saudável. Frequentadora da Casa de Convivência Padre Veloso, em Botafogo, ela destacou a importância do acolhimento que recebeu e o respeito à população idosa na cidade.

- Me sinto muito grata pela forma como fui acolhida na Casa de Convivência. A gente é bem tratado, tem cuidado e atenção de todos os funcionários. O respeito é impressionante. Em todos os setores, em todos os lugares, o idoso é respeitado aqui no Rio - destacou.

Símbolo do envelhecimento saudável

O mascote “Seu Vitalino” foi apresentado no Palácio da Cidade como símbolo das ações voltadas ao envelhecimento saudável na cidade. O personagem representa um idoso ativo que valoriza o cuidado com a saúde e a autonomia. Durante o evento de lançamento, Seu Vitalino foi saudado pelo público, que bateu várias fotos do novo embaixador dos idosos. Além de promover campanhas e eventos da pasta, o mascote também vai visitar as Casas de Convivência e participar das atividades com os frequentadores.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!