Através de um comunicado oficial nas redes sociais do Megadeth, o líder do grupo Dave Mustaine anunciou no começo da tardes desta segunda-feira (17) que está com um câncer na garganta. Segundo a equipe médica que cuida do vocalista e guitarrista, a chance de sucesso no tratamento, que já está em andamento, é de 90%.
"Eu fui diagnosticado com câncer de garganta. É claramente algo a ser respeitado e enfrentado de frente - mas já enfrentei obstáculos antes", escreveu ele no comunicado divulgado por volta de meio dia (horário de Brasília).
Em outro trecho ele afirmou que a maioria dos shows agendados para 2019 terão de que ser cancelados, mas o cruzeiro que a banda estava organizando está de pé. "O Megacruise 2019 vai acontecer, e a banda fará parte de alguma forma. Todas as informações atualizadas estarão em no nosso site. O Megadeth estará de volta à estrada o mais rápido possível".
Por fim, Dave revelou que mesmo com o tratamento, a banda segue trabalhando no novo álbum que estava programado para sair este ano. "Enquanto isso, Kiko (Loreiro, guitarrista), David (Ellefson, baixista), Dirk (Verbeuren, baterista) e eu estamos no estúdio, trabalhando no seguimento da Dystopia - que eu não posso esperar para que todos ouçam".
O Megadeth era uma das atrações no Palco Mundo do Rock in Rio na noite do metal do festival no próximo dia 4 de outubro. A organização se manifestou também pelas redes sociais.
"Toda a equipe do Rock in Rio está enviando as melhores energias para que Dave se recupere logo e volte aos palcos. O show do Megadeth no Rock in Rio 2019 foi cancelado e em breve, daremos mais informações sobre o line up".