Alguns moradores da Rua Torres Homem, no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte carioca, estão insatisfeitos com obras inacabadas que foram realizadas pela CEG. Eles relatam que em diversos pontos da via a empresa trocou tubulações. Contudo, desde a semana anterior ao carnaval deste ano, em diversos trechos da rua, ainda há problemas
A artista plástica Denise Barros, que mora na região, contou que a CEG, primeiramente, contratou a empresa Novatec para fazer os serviços de manutenção, mas a empreiteira faliu.
"Quem começou o trabalho foi a Novatec. Os funcionários estouraram algumas calçadas. Na semana anterior ao carnaval, eles pararam o serviço. Foi quando eu liguei e fui informada que voltariam. Só que, desta vez, colocaram um piso de péssima qualidade na minha calçada, além de muito escorregadio. Novamente, entrei em contato para informar os problemas e me disseram que não podiam fazer nada porque a Novatec havia falido. Por isso, quem continuaria o serviço seria a empresa Concrejato", relatou Denise.
Ela ainda disse que no período em que ficou aguardando providências, com os episódios de chuvas, algumas pessoas chegaram a cair na sua porta. Uma delas até lhe ameaçou. Por isso, a moradora acabou precisando recorrer a justiça.
"Eu tive que fazer um boletim de ocorrência. Liguei para Concrejato e não obtive nenhum retorno. Porém, outras pessoas voltaram a cair e eu não deixei que eles continuassem colocando o mesmo piso. Inclusive, mostrei o vídeo de uma senhora caindo com o rosto no chão e um funcionário retirou todas as pedras que já haviam sido colocadas. Entretanto, ficaram até hoje de voltar para fechar o trabalho. Segundo eles, estavam esperando a liberação de orçamento, mas continuo aguardando. Infelizmente, creio que só voltarão com ordem da justiça. Além disso, muita gente ficou com mais prejuízo do que eu", lamentou a moradora.
O portal Eu,Rio! entrou em contato com a empresa Concrejato que informou que foi chamada para uma intervenção pontual no referido local em caráter emergencial, depois que a obra, de responsabilidade de outra empresa, foi paralisada.
Segundo a empreiteira, o trabalho solicitado à Concrejato está sendo realizado dentro do cronograna previsto e inclui remoção de entulho, reaterro, limpeza e recomposição dos pisos, a fim de remediar os impactos gerados aos transeuntes. A previsão de conclusão é na próxima quarta-feira (19). Além disso, ainda reforçou que não há qualquer pendência de pagamento mencionada que condicione a execução dos serviços.
A reportagem também tentou contato com a CEG, em nota, a empresa informou que a Novatec foi contratada para a execução das obras de renovação da rede de gás na Rua Torres Homem, em Vila Isabel, mas não atua mais para a Companhia. Dessa forma, a Concrejato, em caráter de urgência, foi contratada para sanar as pendências deixadas pela empresa anterior e realizar a conclusão da obra.
A CEG ainda disse que, atualmente, 95% dos impactos causados pelas intervenções também foram resolvidos com a retirada de caçamba, entulho e outros materiais, assim como a reposição em cimento do piso. Sobre a calçada em frente ao número 361, a CEG relatou que já entrou em contato com a Srª Denise Barros e, conforme acertado, vai repor o piso com um material indicado por ela. De acordo com a Companhia, a conclusão do serviço está prevista para o próximo dia 28.
Além disso, a informação sobre o aguardo de pagamento para concluir os serviços não procederia. Ela ainda lamentou os transtornos causados aos moradores e se colocou a disposição para atender os seus clientes por meio dos seus canais de comunicação.