Faltou categoria e intensidade à Seleção Brasileira no empate de 0 a 0 com a Venezuela, nesta terça-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A equipe do técnico Tite teve alguns bons momentos, mas a maior parte do jogo foi decepcionante para um time que aspira o título da Copa América. Para piorar, o Brasil ainda teve dois gols anulados pelo VAR por impedimento.
Com o resultado, o Brasil lidera o Grupo A por ter um gol de saldo a mais do que o Peru, que mais cedo derrotou a Bolívia por 3 a 1.
O Brasil começou jogando na intermediária da Venezuela, mas teve dificuldade no último chute devido ao bloqueio defensivo do adversário próximo à área. Logo no primeiro minuto, David Neres avançou livre pela direita invadiu a área mas na hora do chute foi desarmado. Um minuto depois, Rondón recebeu lançamento na entrada da área, mas Alisson se antecipou e fez a defesa.
A Seleção Brasileira joga fácil da defesa para o ataque, mas esbarra na forte marcação da Venezuela. Aos 14 minutos, Arthur recebeu na intermediária, tocou para David Neres invadir a área e chutar rente à trave.
A Venezuela reagiu aos 16 minutos, com Richarlison que entrou na área e chutou para o goleiro Fariñez fazer a defesa. Dois minutos depois, Herrera cruzou na medida para Rondón, que cabeceou rente à trave direita de Alisson.
Aos 24, Moreno cobrou escanteio, Machís recebeu e chutou para a defesa de Alisson. A Venezuela mantém forte marcação no meio de campo dificultando as ações de ataque do Brasil.
Aos 37 minutos, Daniel Alves recebeu na direita, cruzou na área para Firmino chutar e marcar, mas o árbitro apitou falta do atacante.
O Brasil voltou mais ofensivo, mas continuou devendo na qualidade técnica. Aos 4 minutos, Gabriel Jesus dá dois chapéus em sequência em dois marcadores. Neres pega a sobra e chuta forte em cima de Osorio.
A Venezuela recua ainda mais a marcação, facilitando o trabalho da Seleção Brasileira. Aos 15 minutos, Gabriel Jesus toca para Coutinho, mas a zaga rebate. Firmino recebe e toca para Gabriel Jesus chutar e marcar o primeiro gol. O árbitro consulta o VAR e anula o gol, marcando impedimento de Firmino.
Aos 30 minutos, Daniel esticou para Everton na direita. O atacante avançou e cruzou para Gabriel Jesus antes de chutar ser derrubado na área. O árbitro mandou seguir a jogada. A torcida brasileira perde a paciência com a má atuação da equipe. Aos 41, Everton avança pela esquerda e cruza para Coutinho marcar o gol, mas o árbitro consulta o VAR e marca impedimento de Firmino.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 X 0 VENEZUELA
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Julio Bascuñan
Assistentes: Christian Scheimann (CHI) e Claudio Ríos (CHI)
Renda: R$ 8.734.480,00
Público: 39.62 pagantes
Cartão amarelo
Brasil: Casemiro
Venezuela: Murillo
VAR: Roberto Tobar (CHI)
BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro (Fernandinho), Arthur e Philippe Coutinho; Richarlison (Gabriel Jesus), Roberto Firmino e David Neres (Everton). Técnico: Tite
VENEZUELA: Fariñez; Osorio, Villanueva e Rosales e Hernandez; Moreno, Herrera (Soteldo), Rincón, Machis (Figuera) e Murillo; Rondón. Técnico: Rafael Dudamel