Os tradicionais tapetes de sal para a comemoração da festa de Corpus Christi em São Gonçalo atraíram cerca de 50 mil fiéis durante esta quinta-feira (20) no feriado de Corpus Christi. Ao todo foram produzidos 260 tapetes artísticos que são considerados os maiores da América Latina em extensão, somando aproximadamente 1,5 km.
Eles começaram a ser confeccionados desde às 19h da última quarta-feira pelos cerca de 10 mil voluntários que viraram a noite para deixar tudo pronto já na manhã desta quinta. Para o Padre André Luís Siqueira pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, os tapetes são uma expressão de arte e de religiosidade. “Certamente um momento impar para o Município ao longo do ano. Uma multidão participa da celebração”, afirmou.
Para a confecção dos painéis foram gastos mais de 60 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem. Nas imagens, o que se viu além das imagens sacras referentes ao Corpus Christi, foi uma homenagem aos 440 anos de fundação da cidade.
Missa
Logo cedo, aconteceu a missa seguida de procissão que foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias às 8h, em frente a Igreja Matriz de São Gonçalo.
"Além de ser Patrimônio Cultural e Religioso da cidade é uma grande demonstração de fé do povo católico. Conheço pessoas que vem de outros municípios para acompanhar as festividades, por ser nacionalmente conhecida", declarou o prefeito José Luiz Nanci.
O transito foi fechado nas principais vias da cidade da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro.
Já a segurança foi feita por cerca de 120 agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal, em carros, motos e a pé. Além disso, a Defesa Civil e a Cruz Vermelha deram apoio com aproximadamente 300 voluntários.