TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Sistema da Estácio cai em quase todas as suas unidades. Suspeita é de invasão de hackers

Funcionários receberam instruções para desligarem máquinas e retirarem o cabo de rede

Por Gabriel Gontijo em 26/06/2019 às 23:25:47

Mensagem exibida quando o site da Estácio é acessado (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Alunos e professores que tentavam acessar o site da faculdade Estácio de Sá encontraram dificuldades nesta quarta-feira (26). O sistema já estava em dificuldades desde o início da manhã. Existe a suspeita da ação de hackers que teriam invadido a rede da empresa em todo o Brasil.

O "Portal Eu, Rio!" obtevea informação direto de um colaborador interno da companhia. O funcionário informou que o sistema está fora do ar e que existe a suspeita que a ação tenha sido um sequestro de dados. Por isso, a normalidade do expediente foi afetada em praticamente todas as unidade do país nesta quarta.

A mesma fonte informou que a Estácio deve fazer um pronunciamento oficial nesta quinta-feira (27), ao longo da manhã, sobre o ocorrido e que também deve falar sobre quais atitudes serão tomadas pela universidade.

O que se sabe é que todas as provas online marcadas tiveram que ser canceladas e que diversos alunos estão ligando para as unidades questionando o que aconteceu. Pela falta de informações até o momento, os funcionários estão comunicando que não sabem o motivo da queda do sistema.

Nem todos os colaboradores foram informados sobre o problema nos dados da empresa. Alguns souberam através de postagens em redes sociais, enquanto outros receberam um e-mail do TI de algumas unidades da Estácio pedindo o imediato desligamento das máquinas.

O "Eu, Rio!" teve acesso a dois dele com exclusividade. Um tinha a solicitação para que fossem desligadas "TODAS as máquinas com urgência". Outro e-mail informava que "estações de trabalho em várias unidades" estavam "infectadas por vírus". Nos dois casos a recomendação era para retirarem os cabos de rede das estações de trabalho.

Até às 22:30 desta quarta (26) não houve um pronunciamento de ninguém ligado à direção nacional da empresa. Funcionários também não foram informados sobre como será o andamento do expediente nesta quinta-feira.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.