Alunos e professores que tentavam acessar o site da faculdade Estácio de Sá encontraram dificuldades nesta quarta-feira (26). O sistema já estava em dificuldades desde o início da manhã. Existe a suspeita da ação de hackers que teriam invadido a rede da empresa em todo o Brasil.
O "Portal Eu, Rio!" obtevea informação direto de um colaborador interno da companhia. O funcionário informou que o sistema está fora do ar e que existe a suspeita que a ação tenha sido um sequestro de dados. Por isso, a normalidade do expediente foi afetada em praticamente todas as unidade do país nesta quarta.
A mesma fonte informou que a Estácio deve fazer um pronunciamento oficial nesta quinta-feira (27), ao longo da manhã, sobre o ocorrido e que também deve falar sobre quais atitudes serão tomadas pela universidade.
O que se sabe é que todas as provas online marcadas tiveram que ser canceladas e que diversos alunos estão ligando para as unidades questionando o que aconteceu. Pela falta de informações até o momento, os funcionários estão comunicando que não sabem o motivo da queda do sistema.
Nem todos os colaboradores foram informados sobre o problema nos dados da empresa. Alguns souberam através de postagens em redes sociais, enquanto outros receberam um e-mail do TI de algumas unidades da Estácio pedindo o imediato desligamento das máquinas.
O "Eu, Rio!" teve acesso a dois dele com exclusividade. Um tinha a solicitação para que fossem desligadas "TODAS as máquinas com urgência". Outro e-mail informava que "estações de trabalho em várias unidades" estavam "infectadas por vírus". Nos dois casos a recomendação era para retirarem os cabos de rede das estações de trabalho.
Até às 22:30 desta quarta (26) não houve um pronunciamento de ninguém ligado à direção nacional da empresa. Funcionários também não foram informados sobre como será o andamento do expediente nesta quinta-feira.