TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Peça indicada ao Innovare encerra temporada no Palácio da Justiça

Trabalho divulgando constelações familiares na solução pacífica de conflitos e na revelação de dinâmicas ocultas do convívio social concorre a principal prêmio jurídico do País

Por Alexandra Silva em 27/06/2019 às 21:13:32

Conflitos interpessoais transformados em disputas judiciais estão na base da peça Casa de Família, indicada ao prêmio Innovare Foto Divulgação

Esta sexta-feira (28), no salão Multiuso do antigo Palácio da Justiça (CCMJ) é a última chance de assistir este mês a  montagem de Casa de Família. A peça foi indicada para o prêmio Innovare deste ano. O prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A peça faz parte do curso de Formação em Constelação da Práxis, que em Convênio com o TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) que realiza desde 2016 constelações familiares na Casa da Família gratuitamente, em projeto piloto do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos).


"A peça é uma forma de teatralizar conflitos reais e apresentar novas formas de solução. Ela apresenta ao público um acesso à Justiça diferente do existente. Traz um olhar humano para as figuras do juiz e dos operadores do direito", declarou a roteirista da peça, Cristina Biscaia.


A PEÇA


O espetáculo intercala experiências de quatro famílias que buscam o judiciário para solucionar seus conflitos: um casal em separação; uma família em situação conflitante pela guarda da filha, que foi gestada por uma parceira com o óvulo da outra; em outro caso, uma filha de um casal envolvida com drogas; e em outro, uma mãe idosa que procura no Sistema de Justiça a atenção dos seus filhos.


A peça é promovida pela Associação Práxis Sistêmica, e escrita pela co-roteirista da novela Órfãos da Terra da Rede Globo, Cristina Biscaia, e dirigido pela atriz da Cia de Teatro Contemporâneo do Rio de Janeiro, Silvia de Carvalho. A trilha sonora foi composta pelo produtor musical e arranjador Edom Oliveira e o músico Leandro Corin. O elenco contou também com a atuação da atriz e preparadora corporal, Janaína Gaia.


Os atores são alunos do curso da Práxis, de formação em Constelação Familiar, técnica terapêutica na qual pessoas são colocadas como representantes de familiares a fim de desvelar dinâmicas ocultas do sistema familiar.


“Através da arte que emociona, a peça aborda os dilemas familiares e novos olhares para as soluções mais humanizadas. A constelação familiar, assim como a mediação e a conciliação, revela-se uma abordagem emancipatória em que as partes assumem o protagonismo na construção resolutiva do conflito. A prática da Constelação familiar está prevista no ato normativo TJRJ nº 14/2017 que criou as casas da família e vem sendo aplicada nos fóruns de Santa Cruz e Leopoldina”, contou a juíza Mylène Vassal, coordenadora da casa da família de Santa Cruz.


Prêmio Innovare


O prêmio é promovido pelo Instituto Innovare – uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro.


Para atendimento de seus objetivos, o Instituto Innovare realiza anualmente o Prêmio Innovare, promove palestras e eventos gratuitos, publica livros e artigos, produz documentários e realiza pesquisas sobre temas da Justiça.


Este ano é a 16ª edição, com 617 práticas na disputa do prêmio  que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.


"A indicação ao prêmio Innovare pode trazer uma nova dimensão para o trabalho, fazendo com que a peça possa ter uma abrangência nacional e levando a arte como uma nova forma de contribuir com a Justiça”, completou Cristina Biscaia.


A apresentação, gratuita, acontece a partir das 19h, com distribuição de senhas a partir das 18:30h, na CCMJ, no Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29, Térreo, Centro.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.