Pelo menos 33 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas depois que um homem ateou fogo em um estúdio de animação na cidade japonesa de Kyoto, nesta quinta-feira (18). A polícia disse que o suspeito, de 41 anos, invadiu o estúdio Kyoto Animation na manhã de quinta-feira e pulverizou gasolina antes de atear fogo.
O suspeito foi detido e levado para o hospital com ferimentos. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que o incidente foi "apavorante demais para ser descrito com palavras" e ofereceu condolências.
A Kyoto Animation, conhecida como KyoAni, produz filmes e graphic novels e é bem vista pelos fãs pela qualidade de suas produções.
De acordo com a rede de televisão NHK, a polícia encontro facas e outros objetos com o suspeito. A relação do suspeito com o estúdio não é clara.
Os bombeiros encontraram 10 das vítimas nas escadas que ligam o segundo andar ao telhado e teme-se que mais pessoas ainda possam estar no último andar.
Autoridades japonesas disseram que as vítimas estavam mortas ou "em parada cardiorrespiratória" - uma formulação usada rotineiramente no Japão para vítimas que morreram, mas cujas mortes ainda não foram confirmadas oficialmente.
Cerca de 36 pessoas foram encaminhadas para o hospital, algumas em estado crítico. Cerca de 70 pessoas estavam no prédio quando o incêndio começou.
Quem é o suspeito?
A polícia local diz que o homem não é um ex-funcionário - mas testemunhas oculares dizem que ele parecia estar zangado com o estúdio de animação. Eles disseram que o homem fugiu do prédio em direção a uma estação de trem próxima depois que o incêndio começou, mas caiu no chão. Alguns relatórios disseram que ele foi perseguido por funcionários da Kyoto Animation.
"Uma pessoa com o cabelo queimado estava deitada e havia pegadas de sangue", disse uma mulher de 59 anos que morava nas proximidades do estúdio à Agência NHK.
Ainda de acordo com a imprensa japonesa, um homem na faixa dos 40 anos havia comprado 40 litros de gasolina em um posto de gasolina nas proximidades. Dois contêineres usados para o combustível foram encontrados mais tarde no local do incêndio, segundo o jornal Asahi Shimbun.
Enquanto isso, o diretor de animação de Kyoto, Hideaki Hatta, disse à emissora que a empresa recebeu recentemente e-mails com ameaças.
"Eles foram endereçados ao nosso escritório e departamento de vendas e nos disseram para morrer", disse ele.
A Kyoto Animation, conhecida como KyoAni, foi fundada em 1981 e produziu programas de animação populares, incluindo "K-On" e "A Melancolia de Haruhi Suzumiya". O estúdio também lançou um anime autônomo, A Silent Voice, em 2016.
Uma das séries da KyoAni, a Evergarden, foi adquirida pela Netflix e será exibida no mercado global.