Paciência, muita paciência! Essa é a principal regra de quem precisa realizar um simples exame de ressonância magnética no centro de diagnósticos Rio Imagem, no Centro do Rio. Pacientes que tinham horários marcados pela manhã têm sido atendidos à noite, mesmo assim contando com a boa vontade dos funcionários, que trabalham após seus expedientes normais. Denúncia enviada ao portal Eu, Rio! mostra que pessoas com agendamento para 11hs estão sendo atendidas após sete horas de espera. Apenas uma máquina de ressonância está disponível na unidade, que fecha às 19h. Centenas de pacientes são atendidos durante o dia e dezenas ainda acompanham os técnicos de enfermagem nos horários extras.
Pacientes reclamam da demora
"É um absurdo este atendimento! Pagamos nossos impostos e recebemos este tipo de tratamento!", reclama a dona de casa Maria Josélia Pereira da Silva, 61 anos. Moradora de Vicente de Carvalho, ela havia marcado o exame há três meses, devido a dores lombares. Já o motoboy Carlos Fernando de Souza, 23 anos, morador de Acari, diz que precisa do exame para trabalhar. "Sofri um acidente de trânsito e o médico me encaminhou para realizar este exame. Estou aqui o dia inteiro! Se tivesse condições de ter um plano de saúde não estaria passando por isso", crê Souza.
Técnicos de enfermagem confirmam hora extra
Uma técnica de enfermagem, que não quis se identificar, afirmou à reportagem que há pacientes de 2016 ainda sendo atendidos, pois a unidade ficou fechada por um tempo. "Procuramos atender a todos que estão aguardando naquele dia, até depois do horário. Nem recebemos as horas extras trabalhadas! Depois tiramos uma folga para compensar!", explica a funcionária do Rio Imagem, que conta já ter presenciado uma caravana do município de Nova Friburgo sendo atendida no Rio Imagem. "Vem gente de diversas cidades", confirma. Outro técnico de enfermagem, também em off, disse que o atendimento é viabilizado para todos diariamente, mesmo que demore. "Eu geralmente fico após o horário de expediente, pois sou diarista do Rio Imagem, só trabalho aqui. Meus colegas são plantonistas", explica o funcionário, que confirma receber folgas em troca do plantão forçado.
SES e Rio Imagem se explicam
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou ao Portal Eu, Rio! que a realização de exames de ressonância magnética é uma atribuição municipal. Para dar suporte às prefeituras, o Rio Imagem disponibiliza cerca de 1.800 ressonâncias mensalmente, inclusive com emissão de laudo online. Já a direção do Rio Imagem informou que, por ser uma das poucas unidades da rede pública a oferecer esse exame, vem operando acima da capacidade para garantir o atendimento aos pacientes. O centro de diagnósticos ressaltou que a ressonância é um exame minucioso e que, em muitos casos, é realizado com contraste, podendo durar mais de uma hora.