TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Refugiados etíopes morrem de fome e sede em barco à deriva

Grupo ficou sem água ou comida por mais de uma semana.

Por Kaio Serra em 31/07/2019 às 09:15:34

Barco semelhante ao que afundou na última segunda-feira: lotado, sem segurança e estrutura para realizar qualquer percurso. Foto: Reprodução

Ao menos 15 pessoas morreram depois que o barco que os levava para o Iêmen ficou à deriva no mar aberto. Grupo ficou sem água ou comida por mais de uma semana.

Pelo menos 15 etíopes morreram depois que o barco que tentava contrabandear para o Iêmen sofreu uma pane, e ficou à deriva no mar. Sobreviventes disseram que alguns morreram de fome e sede, enquanto outros cometeram suicídio por afogamento.

Após cerca de uma semana, o grupo conseguiu chegar na costa do Iêmen, no entanto, parte dos imigrantes morreram antes de obterem ajuda médica.

O Iêmen está há mais de quatro anos em uma guerra civil que matou dezenas de milhares de pessoas e levou a nação empobrecida à beira da fome. No entanto, milhares de migrantes, principalmente do Chifre da África, chegam aos portos do Iêmen os anos, na esperança de se refugiarem na Europa.

De acordo com a OIM (Organização Internacional para as Migrações), ligada à ONU, e que acompanhou as investigações, "o grupo estava viajando do Djibouti e indo para o Iêmen, a intenção era que continuassem para a Europa, no entanto, o barco que os levava sofreu uma pane".

"Aqueles a bordo relataram que vidas foram perdidas devido à fome, sede e afogamento intencional, enquanto algumas pessoas morreram no Iêmen, já que não puderam chegar às unidades de saúde a tempo", diz a organização em comunicado oficial.

O barco, que originalmente levava 90 etíopes, chegou na cidade portuária de Aden, no sul do Iêmen, na segunda-feira (29). O paradeiro da maioria dos sobreviventes é desconhecida.


Tags:   Iêmenetíope
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.