Os estudantes e professores de várias instituições públicas e entidades de classes do Rio de Janeiro voltaram às ruas, nesta terça (13/08), para protestar contra os cortes na verba da educação, realizados pelo governo federal, e contra a reforma da previdência. Os manifestantes promoveram manifestações em várias partes do estado e se reuniram na Candelária, às 15h, para o ato final.
O ato em prol da Educação contou com a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da União Nacional dos Estudantes (UNE), União da Juventude Socialista (UJS), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), SinproRio, SEPE-RJ, Sindpefaetec, Sindscope, Sinasefe, ANDES e estudantes da Uerj, UFF, UFRJ, UNIRIO, UEE, ANPG, FNP e FENET.
Segundo o Centro de Operações Rio, por volta das 17h10, os participantes iniciaram a passeata, fechando as duas pistas da Av. Pres. Vargas, no sentido Candelária, a partir da altura da Av. Passos.
O grupo se encaminhou pacificamente de baixo de chuva, acompanhados por guardas da Polícia Militar, até a sede da Petrobrás na Av. Chile, onde encerraram o ato.
No Brasil, outras 205 cidades de 26 Estados realizaram atos a favor da educação no mesmo horário. Segundo a União Nacional de Estudantes, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram às ruas em todo país.
Os estudantes estão programando outro grande ato para o dia 7 de setembro, feriado da Independência.