Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

For all

Casa de Cultura Laura Alvim apresenta forró psicodélico de Pernambuco

Charles Theone mostrará seu trabalho no local às quintas do mês de agosto


Charles Theone. Foto: Divulgação

Nascido com o mesmo DNA do forró, no alto sertão de Pernambuco, Charles Theone, que foi vocalista do grupo Nação Pernambuco por dez anos, apresenta um trabalho ousado e multifacetado. Entre o amor e a insolência universais, sua marca é a mistura de ritmos com alma pop e pés fincados na identidade brasileira, planetariamente nordestina, espiritualmente afropanamericana.

O artista fará apresentações nas quintas-feiras do mês de agoto (amanhã, 22 e 29 de agosto, às 20h30, no Porão da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A casa de eventos vai receber o cantor, em um show dançante energizado e com uma massa sonora que reflete suas origens musicais, amplificando caminhos para compreensão de um novo movimento sonoro diverso, contemporâneo e de vanguarda vindo de Pernambuco. "'Forró Psicodélico' é cachorro amarrado e pau comendo sob a bandeira multicolor da estrela da paz", ressalta Theone em sua viagem musical.

O novo show, "Forró Psicodélico", inclui performances poéticas ao lado de um vasto cardápio de gêneros tradicionais do nordeste - do baião ao xote, do martelo ao rojão – condimentados pela influência do rock e da psicodelia. Com pulmões plenos de suingue, o cantor turbina temas contundentes da geração Nordeste 70. De "Festa" de Gonzaguinha passa por "Maracajá" e despeja uma dose a mais de lisergia no arrasta pé do "Coroné Antonio Bento". Do repertório autoral, Charles emenda temas conhecidos de seu público - "Sétima Sinfonia", "Estrela da Paz", "Maçã Dourada", "Viço" entre muitas outras pra chacoalhar o esqueleto.

Como costuma acontecer de tempos em tempos, o forró está de volta à ordem do dia. Há tempos o gênero extrapolou as fronteiras do Nordeste para tornar-se fenômeno entre a moçada de todo o país, no início dos anos 2000. Agora, uma nova geração redescobre e reprocessa o gênero, que adquire cada vez mais popularidade, com muitos decibéis de sanfona, pífanos, zabumba, guitarra, poeira e distorção.


Quem é Charles Theone?

Cantor, compositor, arranjador, poeta e ator, Charles Theone é um artista pernambucano que traduz, com sua música a cultura, o sentimento, a vida de um povo, a história de um lugar e a alma de uma nação. Sua música passeia por sons e timbres próprios com a liberdade de transitar entre os gêneros mais consagrados da música internacional, como o rock e o jazz e as especificidades dos ritmos regionais como o frevo, o maracatu, o côco e o baião.

Theone é nome conhecido do cenário musical de Pernambuco, com um currículo que inclui participações, dentro e fora do país, no Maracatu Nação Pernambuco e no Balé Popular do Recife. Iniciou sua carreira solo em 2003 com os trabalhos autorais "Tambor do mundo", "New Orlinda", "Charles Theone", e agora, em parceria com a Warner Chappell, está produzindo seu novo trabalho autoral: o EP "Tudo", com lançamento previsto para o inicio de 2020.


Serviço


Temporada: 08, 15, 22 e 29 de agosto (5ªf), às 20:30h


Local: Sala Rogério Cardoso ("Porão") da Casa de Cultura Laura Alvim

Endereço: Av. Vieira Souto 176, Ipanema / RJ


Preço: R$30 e R$15 (meia)

Horário de funcionamento da bilheteria: 5ª e 6ª a partir das 16h, sábado e domingo a partir das 15h / compras: (21) 3005-4104 e através do site www.ingressorapido.com.br


Capacidade: 53 lugares


Duração: 80 minutos


Classificação Indicativa: 18 anos


A Casa de Cultura Laura Alvim é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ

Governo do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura, Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, Casa de Cultura Laura Alvim e Grande Mãe Produções


Ficha Técnica


Cantor: Charles Theone

Violão e Viola de aço: Marcos Falcão

Percussão: Fabio Gomes

Produção: Jordana Korich

Assistência de produção: Anna Bittencourt

Técnico de som: Herme Castro

Iluminador: Guiga Ensa

Fotos: Maria Morgado e Roberto Portela

Projeto gráfico: Fernando Alax

Assessoria de imprensa: Ana Paula Romeiro

Realização: Grande Mãe Produções

Textos: Júlio Moura


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!