O Armazém São Thiago, popularmente conhecido como Bar do Gomez, comemorou o seu centenário no último sábado (07/09), no bairro de Santa Teresa no Centro do Rio. Famoso por seus bolinhos de bacalhau e a extensa carta de cachaças, cervejas, caipirinhas, licores e vinhos, o estabelecimento foi tombado pela prefeitura em 2011 e recebeu o título de Patrimônio Cultural da cidade.
Integrante do Polo Gastronômico de Santa Teresa e gerenciado pelo programa Polos do Rio, da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, o bar é considerado um ícone do setor. A sua fundação teve como referência Santiago de Compostela, cidade próxima à terra natal do seu criador, o espanhol Jesus Pose Garcia. O apelido Gomez surgiu com à chegada da Espanha de um sobrinho de Jesus, que tinha justamente esse sobrenome e conseguiu rapidamente conquistar uma enorme clientela.
No início, o Bar do Gomez tinha um perfil sofisticado, com um menu de vinhos importados, azeites espanhóis e portugueses. Outro charme do local que atraiu muitos turistas ao longo dos anos foi o fato do bondinho passar em frente ao estabelecimento. Aos poucos, o local se transformou em um dos mais populares da região.
Em 2003, o Bar do Gomes passou por uma reforma com o objetivo de recuperar a arquitetura original, se adequando ainda mais ao clima bucólico do lugar. Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Renato Moura, que esteve presente no evento comemorativo, o bar representa um patrimônio do carioca e referência gastronômica, no roteiro do turismo carioca.