O Hospital Badim soltou a seguinte nota hoje à noite (13/09):
Em primeiro lugar, a Diretoria do Hospital Badim expressa sua profunda tristeza e se solidariza às pessoas atingidas.
Nós agradecemos a grande rede de solidariedade que se formou desde ontem e que vem se fortalecendo.
Agradecemos a atuação do Corpo de Bombeiros e da nossa brigada de incêndio, as redes pública e privada de saúde que se prontificaram para remover e atender nossos pacientes. Muitos voluntários se mobilizaram de forma espontânea, incluindo vizinhos, profissionais de saúde, familiares. Nossos colaboradores, que atuaram ao longo de toda a noite e madrugada, arriscando suas vidas para salvar nossos pacientes.
Todos os recursos humanos e materiais ao nosso alcance foram dedicados a este resgate extremamente difícil, que exigiu a remoção de pacientes em condições de saúde delicada, muitos deles com idade avançada.
O comitê de apoio do hospital foi acionado e uma equipe foi deslocada para o Instituto Médico Legal, para prestar acolhimento e apoio psicológico aos familiares, além de tomar as providências relacionadas ao sepultamento.
Foram disponibilizados canais de comunicação via WhatsApp e via e-mail, que a imprensa tem nos ajudado a divulgar (Whatsapp 97101-3961 e o e-mail [email protected]) para que os familiares dos pacientes envolvidos no episódio entrem em contato para receber informações sobre sua localização.
Além disso, o hospital enviou funcionários para os principais hospitais do Rio de Janeiro a fim de monitorar a chegada de pacientes transferidos.
Mais uma vez a direção do Hospital Badim externa sua imensa tristeza diante do ocorrido.
Desde a noite de ontem, estamos em contato com os familiares e, com isso, gostaríamos de compartilhar um balanço atualizado:
— Dos 103 pacientes que estavam na unidade, 77 seguem internados em 12 instituições de saúde do Rio de Janeiro. 15 já estão em suas residências. 11 óbitos foram confirmados, sendo um deles em fase de oficialização pelo IML.
— Ressaltamos que ainda temos pelo menos 20 funcionários e acompanhantes internados.
A equipe do Hospital está em contato com as unidades que receberam os pacientes para acompanhar seu estado de saúde, inclusive com o deslocamento de profissionais da equipe médica do hospital.
Estamos colaborando com as autoridades para o rápido esclarecimento das causas dessa tragédia e mais uma vez agradecemos a extensa rede de solidariedade que foi formada.
Dr. Fábio Santoro
Diretor-técnico do Hospital Badim