Mesmo com o atual cenário de incertezas na economia do Rio de Janeiro, o sucesso e o recorde de público – mais de 23 mil participantes - da 13ª edição da ExpoFranchising, realizada pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), esta semana, no Centro de Convenções Sul América, demonstrou que o setor está pujante. Em entrevistas ao Portal Eu, Rio!, a maioria das empresas participantes elencou a mudança de local do evento (que era realizado no Riocentro) como ponto primordial para oportunizar aos visitantes conhecer as 200 marcas expositoras e participar das palestras. Também falaram sobre os diferenciais de suas redes de lojas (leia no final da matéria o que os franqueadores disseram).
Para o presidente da ABF, André Friedheim, o futuro franqueado precisa avaliar se possui perfil e pesquisar a fundo três opções de empresas. 'Além disso, precisa ter capital de giro, com recomendação de 50% a mais do que o valor investido inicialmente, e possuir um ponto de equilíbrio. Quem trabalha em casa, por exemplo – home based – necessita ter vocação para vendedor, pois compra, vende, administra, capta clientes e realiza todas as operações', observou. Segundo Friedheim, também é preciso ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF) e a documentação jurídica da empresa, além de conversar com outros franqueados e estudar o mercado. 'Cuidado com as franquias baratas! Elas possuem um risco de você se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora e ainda pagar taxas altas', alertou o especialista.
Segundo o presidente da ABF Rio, Beto Filho, a feira – considerada uma das dez maiores da América Latina no setor e que já faz parte do calendário anual de eventos do Rio de Janeiro -, contou com a presença de marcas tradicionais e de novas redes, nacionais e internacionais. 'Tivemos muitas novidades esse ano. Muitas marcas receberam visitantes de outros estados brasileiros, ou seja, houve uma mobilidade maior. Percebemos também que o público que visitou a feira não estava apenas curioso, mas sim efetivamente interessado em investir, inclusive já tendo realizado uma pesquisa prévia. Foi um evento muito assertivo!', ressaltou Filho.
Novos Espaços e Fórum de Franchising
A feira teve duas novidades este ano: a Ilha de Inovação, que reuniu especialistas de diversos setores em um ciclo de palestras gratuitas sobre a integração da tecnologia com o meio físico, chamado de Figital, para os mais diferentes modelos de negócios; e o Espaço de Microfranquias, que contou com pelo menos 20 redes participantes, atraindo empreendedores interessados em uma operação mais simplificada e de baixo investimento.
Sucesso de público durante os três dias do evento, o Fórum de Franchising contou com uma grade de programação extensa para os visitantes que desejavam preparar-se melhor para a escolha ou administração de seu negócio. As palestras foram ministradas por especialistas renomados. Marketing, aspectos jurídicos e financeiros, seleção de ponto comercial, cultura digital, tendências do setor de alimentação, coaching e microfranquias foram alguns temas da programação.
O que disseram os participantes?
Marcelo Tristão – Diretor de Desenvolvimento do Bob´s
'O Bob´s é uma marca tradicional que já está no mercado há 67 anos. Tem um DNA carioca, pois foi criada na cidade do Rio de Janeiro. Sempre participamos dos eventos da ABF, pois somos associados há muitos anos e estamos juntos desde a primeira edição, inclusive nos eventos de São Paulo. Sempre buscamos novos candidatos a franqueados e o Rio é um mercado muito importante para nós, apesar de ser uma localidade onde já estamos bastante difundidos e presentes com várias lojas. A alimentação na cidade continua crescendo e, com isso, buscamos parceiros para abrir um novo negócio ou oxigenar a rede através da compra de um franqueado já existente. Para isso, buscamos operadores que gostem muito da marca, tenham afinidade com o segmento e vontade de empreender no setor de alimentação. Por sermos uma marca já consolidada e formatada, temos todos os modelos, procedimentos e processos já testados e maturados. Há necessidade de ter um capital financeiro, pois uma loja do Bob´s num shopping, por exemplo, custa a partir de R$ 850 mil. Queremos que o franqueado cresça com a marca dentro da rede. Temos alguns pré-requisitos técnicos, mas basicamente o interessado precisa ter conhecimento de varejo, uma formação focada na área de administração e noções de gestão de negócios. Temos ferramentas e modelos de capacitação muito grandes, como uma universidade corporativa dentro da rede, um canal de treinamento e parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Toda a parte de treinamento, o Bob´s ministra e precisamos que o interessado tenha um skill para o negócio, pois o segmento alimentício exige alguns cuidados específicos - diferentemente de outros. Temos 350 franqueados, 1.200 pontos de venda no Brasil e um plano de expansão para abrir 100 lojas até o final de 2019. Cremos que o Rio de Janeiro participará de 20% deste número, ou seja, 20 lojas. Este ano devemos superar esta meta por conta das unidades abertas até agora. Há alguns mercados fluminenses em que o Bob´s ainda não está presente, como Miguel Pereira, por exemplo. Mesmo na capital carioca há locais em crescimento, como Jacarepaguá, onde teremos nova loja aberta ainda este ano; e Recreio, onde temos um ponto negociado. Como o crescimento do setor de alimentação é exponencial, vemos as famílias saindo para comer fora e o Bob´s torna-se uma opção no horário de almoço. A inserção da mulher no mercado de trabalho faz com que o brasileiro se alimente longe de casa. As cozinhas das residências ficaram menores, apenas para atender o cotidiano. As pessoas, hoje, tomam café da manhã na rua, por exemplo. Como aumenta o número de cidadãos que alimentam-se fora do lar, vemos oportunidades de crescimento em regiões onde tínhamos dúvida há dez anos, por exemplo. A ExpoFranchising é um evento muito rico, com enormes oportunidades e investimentos para todos os bolsos, desde microfranquias até um investimento de uma loja Bob´s. O candidato precisa procurar seu nicho com cuidado, conhecer a fundo a franquia que escolhe. Não deve ser uma decisão imediata, por isso é bom estudar as leis que regem o setor. Feira é um local para conhecer o franqueador, não tomar uma decisão de compra. Depois, o trabalho é conhecer o ponto de venda, conversar com outros franqueados e passar por processos seletivos. No caso de nossa rede, temos um cuidadoso treinamento com análise de perfil e de crédito, visitação às lojas, test drive operacional, diálogo com outros franqueados, uma mesa redonda com a diretoria e uma entrevista final. Daí assinamos um pré-contrato para um treinamento inicial da loja. Se ele concluir com louvor este processo, assinamos o contrato definitivo de franqueado. Há casos em que a pessoa não possui o conhecimento do negócio e, já no processo de treinamento, não se identifica com a operação ou até mesmo tem dificuldade em passar por alguns processos. Avaliamos o quanto ele está engajado na franquia. O candidato que comparece a todos os processos, cumpre todas as etapas e tem uma boa performance operacional certamente tem boas chances de ser um franqueado do Bob´s'.
Henrique Baratella, Gerente de Expansão da Universidade Estácio de Sá
'A Estácio não é uma franquia, nosso objetivo é captar parceiros para o modelo de Ensino à Distância (EAD). Ele terá de montar uma estrutura educacional em determinada cidade para operacionalizar um ponto de apoio aos nossos alunos. Este estudante acessará o sistema do portal de apoio e, eventualmente, fará provas presenciais e atividades administrativas neste Polo EAD. Por este serviço, nosso parceiro recebe uma remuneração de acordo com o percentual das mensalidades pagas pelos alunos. Não é um modelo de franquia, não cobramos taxas, não temos royalties. Ele precisará seguir regras institucionais para montar essa operação. Esse parceiro precisa entender primeiramente se naquele município cabe um Polo EAD. Nós avaliamos a localização, verificamos se é realmente o melhor ponto estratégico e ele faz uma locação da estrutura física, adaptando o imóvel para ser um local de educação que atenda as especificidades e regulações do Ministério da Educação. Necessita investir, portanto, em identidade visual, computadores e recursos humanos – coordenador, administrativo e comercial - para fazer a captação local dos estudantes'.
Luis Carquejeiro, Consultor de Desenvolvimento, Marketing e Expansão do Subway
'A ExpoFranchisnig é sempre um momento para comercializar a marca. Também para que as pessoas que estão interessadas em investir em franquias possam entender um pouco mais do negócio. Este evento foi específico para este objetivo. A Subway é a maior franquia de sanduíches em número de lojas no mundo: são 43 mil unidades distribuídas em mais de 190 países. Não temos lojas próprias, todos são franqueados. Portanto, todas as ações são voltadas para eles. Também somos a maior do Brasil, com mais de 1.600 lojas. No Rio de Janeiro temos 170 unidades. Para ser um franqueado há necessidade de ter um perfil de bom operador de loja porque o objetivo é vender sanduíches. Com isso, ele terá lucratividade. É uma rede cuja operacionalidade é muito simples, essa é a nossa característica. Temos alguns diferenciais: não temos frituras; os produtos são praticamente prontos para serem servidos; o pão é feito na loja; o sanduíche é customizado, feito ao modo do cliente; e a questão da saúde é essencial na empresa. Isso nos torna uma marca única, não temos concorrentes diretos no Brasil. É óbvio que, em função disso, precisamos eleger concorrentes para entender o mercado. Todos, portanto, são concorrentes, mas diretamente não há nenhum pela característica única da rede'.
Renato Rocha, Gerente de Expansão da CNA
'Participamos há seis anos da Expo Franchising e objetivamos sempre conciliar o que temos de proposta e benefício, como uma marca de mais de 45 anos de mercado e 30 anos como rede de franquia, com um bom candidato a franqueado, que busque uma proposta diferenciada para abertura de uma escola de ensino de idiomas. Precisa ser qualificado para operar uma empresa em crescimento. Temos, atualmente, uma pequena parcela de pessoa que fala fluentemente o idioma inglês – apenas 2 a 3% de brasileiros. A intenção é ampliar uma rede que está situada em todos os estados do Brasil e expandir como uma marca consolidada neste mercado. Somos cerca de 300 franqueados com 620 franquias. Isso demonstra que é um bom negócio, pois temos mais franquias que franqueados. Nos últimos anos tivemos um crescimento vertiginoso e é um desafio estarmos presentes nas periferias do Brasil. Objetivamos ter um aumento entre 75 e 100 franquias/ano. Para ser um franqueado da CNA há de se ter força de trabalho e passar por um processo chamado de 'Comitê'. Precisa ser um bom candidato nos prismas pedagógico, financeiro, administrativo e comercial, pois vamos crescer com franqueados que atribuam qualidade à nossa rede. Portanto, precisam estar pautados nestes pilares para utilizar uma excelente marca e ter um retorno que objetiva'.
Júlio Monteiro, CEO da Megamatte
'Essa foi a 11ª vez que participamos desta feira de franchising no Rio. Conseguimos oportunizar o conhecimento de novos empreendedores e conversamos com pessoas que queriam investir no franchising. Apresentamos soluções de negócios para que os eles tivessem seu sonho de sucesso. Para ser um franqueado da Megamatte é preciso ter sinergia com o consumidor, atender aos clientes com cortesia e agilidade, da forma que merecem. O segundo ponto é ser um líder nato para envolver seu time com a cultura e propósito do negócio. Também precisa querer ganhar dinheiro, pois o franqueado entra na rede para lucrar. Em abril de 2020 chegaremos a 160 operações no Brasil, com foco no Sudeste, Nordeste e Centro Oeste. É uma expansão territorial localizada, principalmente, em São Paulo e Rio de Janeiro. Falando especificamente do Rio, apesar de o plano de expansão ser global, temos muita capilaridade. Existem muitas oportunidades e o investidor que queira ter uma Megamatte deve ter o alvo em instituições de ensino, galerias e pontos com grande fluxo de pessoas. Temos um custo operacional a partir de R$ 180 mil num modelo de quiosque. O treinamento é uma parte que cuidamos com muito zelo. Ser um franqueador é apresentar a metodologia a ser desenvolvida. Há necessidade de uma estrutura que leve a uma andragogia, que é o ensino de adultos, para que as pessoas se adaptem e repliquem o seu modelo de negócios'.
Felipe Arantes, Coordenador de Marketing da Pello Menos
'Viemos, este ano, com uma proposta bem diferenciada, pois o evento em si já traz este diferencial. A questão da mobilidade urbana foi bem explorada, os acessos ficaram mais fáceis. Foi um público maior em termos quantitativos, mas com interesse nos negócios de uma forma mais intensa. Estamos explorando um novo projeto de sistema de royalties e trazendo para o mercado novas estratégias. Convido os potenciais interessados a acessar nosso site pellomenos.com.br e seguir nosso instagram @pellomenos, pois estamos divulgando as condições fundamentais e taxas para se tornar um franqueado. Estamos com 45 unidades de franquias, com um foco mais agressivo no Rio de Janeiro por ser uma marca carioca. Estamos indo para São Paulo com três unidades, sendo duas na capital e uma no interior, em São José dos Campos. Temos também uma unidade em Brasília. Para ser franqueado da Pello Menos é necessário ter vontade de ser empreendedor. A franquia é a compra de um negócio que deu certo, portanto o interessado vai ter um investimento em mãos, precisará administrá-lo e ter uma excelente gerência de pessoas. Para isso, terá um suporte 360 graus garantido, com todas as ferramentas necessárias'.
Mauro Martins, Gerente de Operações e Franquias da Parmê
'A Parmê, atualmente, possui quatro franqueados. São poucos porque temos a franquia apenas como opção. Nos mais de 45 anos de empresa, somos sustentados por operações próprias. Em 2016, os sócios optaram por fazer franquias da Parmê express, que é o modelo de negócios que possuímos. Nossos franqueados foram criteriosamente selecionados, característica que os sócios e os fundadores que ainda estão no negócio têm como prioridade: trazer franqueados que cuidem da marca assim como eles mesmos cuidam. Não é uma expansão agressiva, o que normalmente ocorre numa rede de franquias, justamente por ser um processo rigoroso. Nossos franqueados operam muito bem nossos restaurantes e têm uma rentabilidade satisfatória. Os consumidores dessas lojas nos dão feedback bastante positivo, ou seja, isso demonstra que nosso treinamento e seleção de interessados está de acordo com a demanda dada pelos fundadores da marca. Primeiramente, fazemos uma seleção básica para verificar se o interessado tem o capital suficiente e se possui vontade de operar, essa última uma condição sine qua non para ser um investidor. Atendendo a estes dois primeiros pré-requisitos, fazemos uma entrevista inicial para verificar suas expectativas e perspectivas com relação ao negócio a fim de ver se ele terá aderência à marca, principalmente com relação aos números do negócio. Estando de acordo, a próxima fase é um test drive em loja e uma avaliação em empreendedorismo com nossa gerente de recursos humanos, que é psicóloga. Ao final de todo este processo, se haver um entendimento de que ele quer ter aquilo no seu cotidiano, vai para uma mesa redonda com os sócios da Parmê para uma reunião de negócios a fim de verificar a aptidão, isto é, se possui condições de tocar essa empreitada dentro do que eles entendem como perfil ideal. Daí inicia o processo de implantação da loja. Participamos da ExpoFranchising desde que operamos com franquia, portanto há quatro anos. A mudança de local foi essencial e creio que há um público diferenciado pela facilidade de acesso, com diversas formas de mobilidade. Fizemos bons negócios aqui e temos boas perspectivas futuras'.
Carlos Alexandre, Gerente de Expansão da Spé
'A localização próxima ao Centro do Rio proporcionou que muitas pessoas viessem diretamente de seus trabalhos na ExpoFranchising. Temos a expectativa de fechar cerca de dez franquias até o final do ano e essa feira ajudou na prospecção de novos clientes. Temos, atualmente, 22 lojas em operação e outra em fase de implantação, na Tijuca, com previsão de ser inaugurada no mês de outubro. Para ser um franqueado da Spé é necessário ter interesse pela área de saúde, não necessariamente um conhecimento do setor. É necessário ter cuidado com o cliente, pois o restante iremos suprir. O modelo tradicional de franquia Spé está em torno de R$ 180 a 200 mil, com um consultório de 35 a 40 metros quadrados, com quatro ou cinco cabines de atendimento e um faturamento previsto de R$ 40 mil. Se for uma loja de shopping, esse valor de investimento é de R$ 300 mil, com um faturamento mensal de R$ 70 mil, podendo chegar a R$ 100 mil. Lançamos na ExpoFranchising uma microfranquia, aproveitando o momento de baixa econômica, onde as pessoas estão com pouco poder aquisitivo e segurando investimentos. Este modelo enxuto, com duas cabines de atendimento, possui um custo de implantação entre R$ 45 e 75 mil. Portanto, temos possibilidades para investidores com uma reserva financeira maior e também conseguimos atender quem tem menor poder aquisitivo'.
João Baptista, Diretor de Expansão do Rei do Mate
'A Expo Franchising Rio deste ano foi um evento que surpreendeu pela qualidade dos leds e visitação. Com certeza, o novo local, associado a uma boa estratégia de divulgação, contribuiu para o sucesso. Estamos otimistas com o resultado e temos boas expectativas de realização de bons negócios'.
Priscila Lopes, Consultora de Negócios da Mahogany
'Para ser um franqueado da Mahogany, primeiramente fazemos uma pesquisa com o futuro franqueado, que passa por uma entrevista a fim de ser aprovado. Depois, passamos para a fase de escolha de ponto, análise de investimentos e assinatura de contrato. A ExpoFranchising surpreendeu nossas expectativas, viemos com uma meta de seis bons contratos e já no segundo dia havíamos superado este objetivo. A Mahogany tem mais de 220 lojas espalhadas pelo Brasil, sendo 33 no Estado do Rio de Janeiro. Ano passado conseguimos inaugurar 42 novas unidades. Para o ritmo da economia atual, acredito que estamos à frente'.
Alexandra Coelho – Gerente de Expansão do Instituto Gourmet
'Somos uma marca jovem, com cinco anos de existência. Objetivamos, nesta ExpoFranchising, expor nosso negócio e captar novos investidores. Na última edição comercializamos oito unidades, sendo uma em Porto Velho/RO, mostrando que o público presente também é de outras praças e o evento atrai investidores de todo o país. Hoje, para se ter uma franquia do Instituto Gourmet, é necessário ter um montante de investimento entre R$ 300 a 350 mil, de acordo com o território de localização. Nosso potencial de praça é escolhido de acordo com o tamanho da cidade. Por exemplo: acima de 250 mil habitantes ou capitais são consideradas grandes e o investimento é em torno de R$ 350 mil. O Instituto Gourmet une serviço, gastronomia e educação, o que o torna um negócio altamente atrativo para investidores. Temos, em nosso portfólio, oito cursos: Master Confeiteiro, o Cozinheiro Profissional, o Cozinheiro Fit Funcional, Doceiro Profissional, Chocolateiro Profissional, Padeiro, Chef Mix – voltado para área de salgados – e Food Truck. No Brasil, estamos com cerca de 13 mil alunos e 45 unidades em operação – a próxima inaugurada será em São Gonçalo/RJ. Hoje, o Instituto Gourmet só não conta com operações no Centro-Oeste do Brasil'.
Lilian Marques, Diretora Executiva da Igui Tratabem
''Somos uma rede pioneira e, por isso, estamos sempre em busca do novo. A mudança de local do evento, para nós, foi uma grata experiência, pois tivemos muitas visitas no estande. Realizamos cerca de 100 reuniões e estamos muito otimistas com a possibilidade de converter pelo menos cinco franquias, que é a nossa meta de fechamento para o ano de 2019. Além dos visitantes do Rio de Janeiro, recebemos também interessados de Minas Gerais, Espírito Santo e Maranhão. As expectativas são boas, já que tivemos um público muito qualificado. No Rio de Janeiro temos espaço tanto para a Igui quanto para a Igui Tratabem. Para ser um franqueado, o interessado precisa gostar de pessoas. Nossa marca é exclusivamente de serviços: vendemos piscinas, a instalamos e comercializamos materiais para esta área de lazer do cliente, desde peças para trocas para qualquer tipo de piscina até capas, móveis e acessórios relacionados. Para ser um franqueado da Igui há necessidade de se fazer um investimento de R$ 250 mil, realizar um processo seletivo, passar pelos crivos do cadastro e conversar com os executivos da empresa. Há um treinamento em nossa sede. Com relação à Tratabem, o investimento é de R$ 68 mil, já com a loja inclusa em comodato. Os dois valores de franquias incluem todos os kits iniciais de produtos. Auxiliamos e assistimos a todos os pontos de venda desde o início da franquia. Temos uma masterfranquia em Itaboraí/RJ. Estas e outras lojas, no inverno - por incrível que pareça -, têm um faturamento maior. Nessa época vendemos produtos mais caros, como aquecimento de piscinas e capas duráveis. Nossas lojas trabalham muito nessa estação porque os clientes reparam as piscinas de alvenaria e reformam as áreas externas, colocando novos móveis e acessórios. O Rio de Janeiro sempre foi a maior rentabilidade da rede e continua sendo, apesar da empresa não ter iniciado no Estado do Rio. A franquia é do Rio Grande do Sul, mas as primeiras lojas foram abertas no Rio, inclusive da Tratabem. O Rio é um local de grande sucesso, por isso não faltamos na ExpoFranchising carioca, pois temos a certeza de grandes vendas. A Igui combina com o Rio de Janeiro! Aqui somos tão conhecidos que a maioria das piscinas instaladas no estado são nossas, apesar de ser apenas 2%, por isso a possibilidade de crescimento é enorme'.
Leandro Castelo, Sócio-Fundador da Ecoville
'Somos uma rede de lojas de produtos de limpeza, a maior do Brasil, e também a maior indústria do sul do país. Vendemos soluções no setor e a ExpoFranchising foi uma oportunidade única para angariar clientes neste ramo de negócios'.
Daniel Lazary, Gerente de Expansão da Vizinhando e Billy The Grill
'A mudança de local do evento foi fundamental para os negócios. Captamos pessoas realmente interessadas em franquias e conseguimos realizar nossa meta. Para se tornar um franqueado da Vizinhando precisa ter disposição, querer empreender e ter coragem. Um de nossos princípios é fazer o franqueado ter o melhor para sua família e a dos outros. Entrando no Portal do Franchising temos todos os subsídios e informações para tornar-se um franqueado de nossa marca. Temos, atualmente, 51 unidades e um forte crescimento no Rio de Janeiro por conta da expansão dos shopping centers. Estamos encaminhados, inclusive, com algumas operações. Na Vizinhando tentamos seguir para o interior do Rio e de São Paulo. Temos mais de 100 investidores nas duas marcas e o objetivamos fechar 2020 com 100 lojas. Uma feira de franquia é o primeiro passo do candidato junto à marca. Tivemos como meta trazer o maior número de pessoas para nossas reuniões de apresentação. Nelas conseguimos prospectar melhor o cliente e fazer os filtros'.
Bruna Rocha, Gerente de Expansão da Tributarie
'Veio um público bem qualificado no sentido de que estava realmente procurando uma franquia para investir. Para nós, foram grandes oportunidades de parceria e de expandir o nosso networking. A feira teve expositores de grandes marcas e outros que começaram a expandir como franquia agora. Estamos com grandes expectativas para os próximos quinze dias!'.
Emiliano Silva, Diretor de Operações da Divino Fogão
'O evento no novo local proporcionou uma procura muito maior e foi mais qualificado. Superamos o número de visitas e de reais interessados. Com certeza vamos colher bons frutos e fechar posteriormente um grande negócio'.
Eduardo Braule-Wanderley, CEO do Grupo Petra Gold
'O Grupo Petra Gold escolheu a ABF Rio para lançar oficialmente a microfranquia GoldPlus por acreditar que o evento é uma vitrine para as marcas que desejam conquistar mais espaço no setor de franchising. O interesse dos participantes pela GoldPlus superou as nossas expectativas!'.
Jonas Bechelli, fundador e presidente da Doctor Feet
'As feiras da ABF são sempre grandes canais de aproximação entre reais interessados em empreender através da compra de uma franquia. Percebemos que a Expo Franchising ABF Rio está muito mais madura e a localização melhorou, já que o acesso foi facilitado com a mudança para o Centro de Convenções Sul América. Temos a expectativa de abrir ao menos duas novas unidades no estado através dos leds recebidos durante o evento'.
Adriano Magalhães, Head de Expansão Brasil da Maple Bear
'Nossa experiência foi bem positiva. O estande da rede estava bem posicionado e, somente nos dois primeiros dias de evento, recebemos 30 leds dentro do perfil de candidatos que buscávamos. Também foi uma ótima oportunidade para participarmos de boas palestras e realizarmos networking com novos fornecedores e franqueados'.
Danyelle Van Straten, sócia-fundadora da Depyl Action e diretora da ABF Minas
'A cidade maravilhosa é estratégica para ampliar a presença da Depyl Action no cenário nacional e mundial. A depilação brasileira é conhecida em todo mundo e, estar bem posicionado no Rio, é estar em uma vitrine para o mundo. Participar da Expo Franchising ABF Rio nos permitiu conversar com pessoas de todo estado, ter contato com nossos clientes e, também, prospectar novos clientes para as 13 lojas em operação por aqui. Até o final do ano, vamos inaugurar mais duas, no bairro de Ipanema e na cidade de Macaé'.
Bruno Gorodicht, diretor executivo do Espetto Carioca e Bendito
'O Espetto Carioca gostou da retomada dos negócios no Rio de Janeiro. O otimismo da cidade está voltando, principalmente para negócios. Trouxemos como novidade a nossa nova marca, o Bendito. É a primeira vez que o Bendito participou de uma feira de franquias. Estamos enxergando ainda mais oportunidade de negócios. Talvez por ser uma marca nova, as pessoas têm mais curiosidade de saber e conhecer. Estamos percebendo que o nível dos leds é muito bom, com oportunidades de negócios maiores. Estamos otimistas, acreditando que haverá continuidade, com um pós-feira muito legal'.
Marco Tulio, CEO da hamburgueria Lemax
'Estreamos na feira e lançamos nossa marca. Superou nossas expectativas, já temos mais de cinco franquias encaminhadas, já até com ponto de venda. Então, para a Lemax, o resultado foi muito bom, até acima da nossa meta!'.
Henrique Mol, diretor da Acquazero e Suav
'O evento foi além das expectativas, principalmente em números de candidatos interessados. Estamos com possibilidades de fechamento de quinze negócios pela Acquazero e três pela Suav no pós-feira!'.
Bruno Zanetti, presidente do Grupo ZNTT
'Essa edição no Rio de Janeiro superou nossas expectativas. Tivemos interessados muito qualificados, gente que quer realmente empreender. Participamos com as franquias Mordidela; TFlow, A Marca dos Artistas; e Bem Seguros e Créditos. Estar na Expo Franchising ABF Rio nos proporcionou muitas possibilidades e tivemos uma procura significativa, aos quais daremos sequência até fechar o negócio. Estar numa feira de renome traz credibilidade para o negócio e confiança para quem deseja empreender. É uma grande oportunidade, tanto para o franqueador quanto para os franqueados'.