TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Banco de leite do Rocha Faria promove campanha de doação de potes de vidro

O banco de leite Maria Leonor Inocêncio Soares possui 14 doadoras externas fixas que fornecem cerca de 20 litros de leite mensais

Por Jonas Feliciano em 01/10/2019 às 15:20:41

Imagem: Vivian Teixeira

Pode até não parecer, mas um simples frasco de vidro pode fazer toda a diferença em um banco de leite e salvar muitas vidas. Por isso, a maternidade do Hospital Municipal Rocha Faria, que é administrado pela RioSaúde, está recebendo doações desses potes para utilizar no armazenamento de leite materno. Para serem úteis, os recipientes devem ser de até 500g, com tampa de plástico e boca larga. Os potes de café solúvel ou maionese são ideais. Além disso, é importante que sejam sempre de vidro.

Para doar, basta levar os frascos até a unidade e entregá-los na recepção da maternidade. Eles servirão para acondicionar de forma correta o leite materno que é doado. Vale destacar que todo o processo de esterilização, armazenamento e transporte do leite é ensinado pela unidade que, inclusive, retira as doações em domicílio, para maior comodidade das doadoras.

"Estamos sempre precisando de potes de vidro para armazenar o leite que é doado. É necessário repor os que quebram e os que são descartados. Essa também é uma forma de solidariedade que ajudam nossos bebês prematuros", explicou Denise Carvalho, coordenadora de enfermagem da Neonatal.

Imagem: Vivian Teixeira

Ainda segundo Denise, atualmente, o Banco de Leite Maria Leonor Inocêncio Soares possui 14 doadoras externas fixas, que fornecem cerca de 20 litros de leite por mês. Contudo, essa quantidade não supre a necessidade das cerca de 30 crianças prematuras internadas mensalmente na UTI neonatal da unidade. Ela conta que o ideal seriam 40 litros.

"Estamos sempre fazendo campanhas de captação de leite humano e frascos de vidro. Nossa meta é chegar a captar cerca de 8 litros por semana. Desta forma, conseguiríamos atender todos os nossos bebês prematuros", ressaltou Denise.

Os interessados em realizar as doações podem se dirigir até a unidade hospitalar que fica Av. Cesário de Melo, 3215, no bairro de Campo Grande.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.