Apenas dois times brasileiros venceram a Libertadores na década de 80: Flamengo e Grêmio. Em comum, os rivais que se enfrentam nesta quarta-feira (02/09), às 21h30, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, tiveram um nome presente nas duas conquistas: Milton Queiroz da Paixão ou simplesmente Tita.
Camisa 7 no Flamengo em 1981 e 10 no Grêmio, o ex-atleta sabe o peso das duas camisas que entram em campo hoje no primeiro jogo das semifinais.
"A gente vê o Grêmio como uma das equipes jogando o melhor futebol do momento. Por outro lado vê o Flamengo chegando a uma final depois de 35 anos. Esse time de hoje (Flamengo) é o que mais se aproximou daquele time de 1981. É um jogo muito igual", disse Tita de 61 anos, sem apontar um favorito.
Antes da bola rolar, as declarações dos dirigentes de ambos os clubes já acirraram um pouco o duelo.
"Estamos adorando esse ambiente criado pelo Flamengo. Não tem coisa melhor para nós do que essa soberba, essa arrogância, esse sentimento hegemônico e essa capacidade de que a imprensa já fez eles jogarem com o Liverpool lá no final do ano, essas coisas todas que a gente sabe como acontecem", disse Romildo Bolzan, presidente gremista no último dia 16.
"O Romildo é uma pessoa super elegante, não sei de onde ele tirou essa ideia. Mas, isso não existe. O que existe são jogadores focados e a torcida feliz depois de seis vitórias. O ambiente realmente é bom, mas não tem soberba nenhuma, sandálias da humildade", rebateu o presidente rubro-negro Rodolfo Landim.
Um dos destaques do Flamengo na temporada, o meia Gerson preferiu não se envolver e elogiou Renato: "É um grande treinador, merece nosso respeito", se limitou a dizer.
Polêmicas à parte, os times estão prontos para os primeiros 90 minutos dos 180 que decidirão o finalista na Libertadores 2019.
O Flamengo de Jorge Jesus conta com força máxima e vai jogar com o time que vem atuando no Brasileiro. Já os donos da casa, continuarão sem poder contar com o zagueiro Pedro Geromel, que ainda se recupera de lesão muscular na coxa direita, sendo substituído por David Braz que será companheiro de zaga do argentino Walter Kannemann e o jovem meia Jean Pyerre - que vinha em grande fase até se lesionar - que será substituído por Luan.
Mas se a semana foi quente entre gremistas e rubro-negros com declarações polêmicas, o comandante da equipe gaúcha resolveu colocar água fria na fervura: "Temos tudo para ter uma belíssima partida de futebol. O futebol brasileiro vai estar bem representado. Vou fazer de tudo para que o Grêmio passe, mas se não passar, vou ser torcedor do Flamengo. Ainda mais contra argentino", disse rindo na coletiva antes do jogo.
Último encontro numa semifinal foi em 1984
Depois de 35 anos, Grêmio e Flamengo voltam a se enfrentar em uma semifinal de Copa Libertadores da América. O Tricolor Gaúcho e o Rubro-Negro duelam pela partida de ida da última fase antes da decisão do torneio continental, reeditando um confronto que ocorreu em 1984.
Na época, a principal competição de clubes da América do Sul contava com apenas 21 participantes. A equipe do Rio Grande do Sul se classificou como campeã da edição anterior e entrou direto na semifinal, enquanto os cariocas garantiram a vaga por conta do título do Campeonato Brasileiro de 1983 e passaram por Junior Barranquilla, América de Cali e Santos na fase de grupos.
A disputa da semi-final também era diferente, sendo formado um triangular, com confrontos de ida e volta entre as três equipes e o primeiro colocado garantindo vaga na decisão. Então, Flamengo e Universidad de Los Andes se juntaram ao Grêmio no Grupo B. Os dois clubes brasileiros venceram o time venezuelano nas duas partidas.
Em 26 de junho, o Tricolor aplicou uma goleada de 5 a 1 no Rubro-Negro, em Porto Alegre. Osvaldo (duas vezes), Caio, Renato Gaúcho e Tarcísio marcaram para os gaúchos e Tita descontou para os cariocas. No jogo de volta, no Rio de Janeiro, em 6 de julho, o Mengão conquistou a vitória por 3 a 1 sobre o Imortal. Bebeto (duas vezes) e Andrade fizeram para o Flamengo, enquanto Guilherme balançou as redes para o Grêmio.
Empatadas em pontos, as duas equipes tiveram que fazer uma terceira partida entre si, como forma de desempate. O duelo, realizado em São Paulo, acabou com o placar de 0 a 0, dando a vaga na final para o clube gremista por conta do saldo de gols. Na decisão, o time tricolor foi derrotado pelo Independiente, da Argentina.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO-BRA X FLAMENGO-BRA
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 2 de outubro de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Juan Belatti (Argentina) e Hernan Maidana (Argentina)
FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus