TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Cristo Redentor é iluminado de rosa para conscientizar sobre o câncer de mama

A iniciativa da Fundação Laço Rosa tem o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Por Cláudia Freitas em 02/10/2019 às 14:38:32

Foto: Tomaz Silva/Agencia Brasil

Rosa. A cor irá iluminar o Cristo Redentor na noite desta quarta-feira (2/10), às 20 horas. A iniciativa da Fundação Laço Rosa tem o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro e marca o início do movimento Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, tipo mais comum da doença entre as mulheres. As madrinhas da campanha desse ano são a atriz Flávia Alessandra e a sua filha Giulia Costa. A Fundação do Câncer também vai promover no decorrer do mês a campanha Outubro + Que Rosa, que visa a conscientização para o controle da doença.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres brasileiras e o segundo mais frequente em todo mundo. Para 2019, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 59.700 casos novos da doença, o que representa uma taxa de incidência de 56,33 por 100 mil mulheres. A Fundação do Câncer, através da campanha Outubro + que Rosa, destaca a necessidade da conscientização se estender para todos os meses do ano, enfatizando ainda que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

“É uma doença tempo-dependente, que precisa de um diagnóstico em estágio inicial, principalmente quando as lesões ainda são subclínicas, ou seja, sem ser detectadas pelo exame médico ou pelo autoexame. É necessário que a mamografia seja realizada regularmente, sendo a principal forma de se detectar a doença precocemente e, consequentemente, conseguir a cura”, afirma o mastologista da Fundação do Câncer, Carlos Frederico Lima.

De acordo com o INCA, o envelhecimento é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença, contudo, existem outros fatores de risco que estão relacionados à vida reprodutiva da mulher (menarca precoce, não ter tido filhos, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, uso de anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal) também estão bem estabelecidos em relação ao desenvolvimento do câncer de mama.

Durante todo o mês, algumas lojas em shoppings cariocas vão destinar percentuais da venda para a Outubro + Que Rosa. As doações serão destinadas a projetos e programas de pesquisa de prevenção e controle do câncer desenvolvidos pela Fundação do Câncer. Os estabelecimentos que estão participando da campanha tem em suas vitrines o selo com a marca do Outubro + Que Rosa. Já no Shopping Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte da cidade, do dia 14 a 18 de serão realizados eventos em torno do tema, sempre às 19 horas.

Confira a programação:

14/10 - Juntos, pela vida - roda de conversa com mulheres que passaram ou estão em tratamento contra o câncer e com pessoas que apoiaram familiares na luta contra a doença. Participações confirmadas: Sylvinha Pozzobon (nutricionista, atleta e coaching) e Joana Romoff (advogada e fundadora @corrocomelas).

15/10 - Vida + ativa - informações sobre atividades físicas para quem quer começar a se cuidar e evitar fatores de risco para várias doenças, inclusive o câncer.

16/10 - Doando autoestima - workshop sobre doação de cabelos para fabricação de perucas para pacientes oncológicos. Parceria com a JakBel e a ONG Wizo Rio, que apoia a Pediatria do INCA.

17/10 - Conversa com especialistas - um papo cheio de informação com os médicos da Fundação do Câncer, Carlos Frederico Lima (mastologista) e Pedro Henrique Araújo de Souza (oncologista clínico), além de convidados especiais para esclarecer dúvidas e saber mais sobre os cuidados com a saúde em todas as épocas do ano.

18/10 - A beleza da superação - workshop sobre os cuidados especiais com a pele e, principalmente, com a autoestima da mulher em tratamento do câncer. Ação de valorização feminina em parceria com a Dermage dermocosméticos.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.