De acordo com dados da FGV, que é a instituição contratada para aplicação da prova da OAB, o direito de advogar é bastante restritivo. A taxa de aprovação na OAB conquistou uma média de 17,5% em quatro anos.
E, com a aproximação do exame, surgem as dúvidas sobre como passar na prova mais esperada por estudantes de Direito. A primeira fase da prova será aplicada no dia 20 de outubro e exige preparo técnico e emocional dos candidatos. Pensando nisso, a coordenadora acadêmica do Projeto Reta de Chegada, Mônica Roberta, listou abaixo 10 dicas fundamentais para quem está se preparando para passar na OAB.
O assunto será amplamente abordado nos próximos dias 12 e 13 de outubro durante aulão da Academia do Concurso, em parceria com a Universidade Estácio de Sá. Mais informações pelo site http://www.retadechegadaoab.
Confira as 10 dicas:
1) Começar pelas questões menores e mais “fáceis”, isto é, pelos assuntos que você domina (expertise);
2) Velocidade e precisão são fundamentais, logo, não tente fazer a questão em 10seg e nem ultrapasse os 3min;
3) Se a questão for muito longa ou muito difícil, pule e vá para a próxima, não deixe uma questão derrubar você;
4) Use as palavras-chave para encadear o pensamento, fique atento aos detalhes;
5) “Dialogue” com a prova, isto é, risque e rabisque a prova, faça setas, traços e círculos;
6) Assinale a alternativa marcada e destaque a opção escolhida para ganhar tempo;
7) Ao chutar, “cuidado” com a letra A;
8) Nos últimos três concursos, como se segue, observamos que houve um “pseudo” equilíbrio na quantidade de respostas, isto é: +/- 20, com variação, então, SE isto se repetir, não se assuste;
9) A prova será no horário do almoço, então, de manhã cedo, tome um café reforçado, com frutas e na hora do almoço. Por volta das 10h30, prefira carboidrato (ex.: macarrão) com molho vermelho, CASO, você não tenha alergia;
10) Leve um lanche sortido, CASO, você não tenha alergia, sugiro: banana, água de coco, barra de chocolate e biscoito de polvilho. Não se exceda na água para não ficar “angustiado”.