O Banco de Sangue Serum promove, de 14 a 25 de outubro, uma nova campanha de doação de sangue, desta vez em alusão ao Outubro Rosa, o mês da conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce da doença.
Com o tema “Um tom a mais de vermelho para um Outubro Rosa mais forte”, a ação também tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue, em um momento em que os estoques sanguíneos encontram-se abaixo da média esperada. Atualmente o déficit dos estoques está 65% abaixo do normal.
Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Serum, para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade e segurança, são necessárias 70 coletas diárias. “No período chuvoso, a necessidade de doação de sangue aumenta, pois a cidade fica mais suscetível a acidentes. Por outro lado, os doadores encontram mais dificuldades de se locomoverem. Por isso, campanhas de conscientização como essas são importantes”, explica Rodrigo.
Moreira ainda enfatiza o porquê de o grupo unir duas causas fortes que colocam a vida em primeiro lugar. “Gostaríamos que as pessoas soubessem o quanto é importante doar sangue e ajudar ações como estas na sociedade”, destaca.
Os primeiros doadores serão presenteados com uma camiseta exclusiva da campanha.
Outubro Rosa
Celebrado anualmente desde os anos 90, o nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.
É por esse motivo que durante este mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas. Todos por uma única proposta: promover a adesão ao movimento e destacar que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz da doença, que é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil – depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres.
Veja como é fácil doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).
O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Para doar, basta comparecer ao Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro – próximo aos Arcos da Lapa. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.