TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Conheça a vida pregressa de assassino confesso de sobrinha de seis anos

Paulo Evangelista está preso temporariamente pelo homicídio

Por Mario Hugo Monken em 11/10/2019 às 13:15:36

Foto: Arquivo pessoal

Assassino confesso da própria sobrinha Estela Evangelista de Oliveira, de apenas seis anos, Paulo Evangelista da Costa, de 32 anos, tinha uma vida pregressa de crimes cometidos principalmente na região da Marina da Glória e Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A Justiça decretou a prisão temporária dele pelo assassinato de Estela, encontrada morta na última quarta-feira (09/10), na Comunidade dos Prazeres, em Santa Teresa. Paulo foi preso por policias do Programa Aterro Presente e conduzido para a Delegacia de Homicídios, onde confessou o crime.

De acordo com o apurado, Paulo saiu de casa no último sábado (05/10) levando a menina de seis anos sem pedir autorização a mãe da criança. Como ele não retornou e não deu mais notícias, os familiares de Estela procuraram a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), na terça-feira (08/10), para realizar o registro de desaparecimento. Na quarta-feira, o corpo da menina foi localizado no alto da comunidade. O laudo preliminar apontou enforcamento como causa da morte.

Paulo cumpriu pena no Instituto Vicente Piragibe e estava em liberdade condicional desde setembro do ano passado.

Segundo levantamento feito pelo Portal Eu Rio, um dos crimes cometidos por Paulo antes do assassinato da menina ocorreu no dia 11/04/2013, no bairro da Glória. Ele subtraiu três anéis de ouro e um cordão de ouro avaliados em R$ 10.000,00 e um relógio avaliado em R$ 2.000,00, mediante grave ameaça exercida com emprego de arma de fogo, quando a vítima passava pela passarela junto com um amigo, quando foi abordada pelo acusado, o qual, ao anunciar o roubo, proferiu ameaças, afirmando que lhe causaria lesões se resistisse, fugindo em seguida.

Outro caso envolvendo o suspeito aconteceu no dia 16 de abril de 2013, por volta de 12h30min, na Av. Infante Dom Henrique, bairro do Flamengo. Ele e um comparsa, mediante grave ameaça com o emprego de faca, subtraíram para si, uma bolsa de couro, contendo 300,00 euros, um iPod da Apple, uma câmera fotográfica Fuji Filnn, uma escova de cabelo e um tubo de creme da clinique. A vítima, que era turista alemã, estava atravessando uma passarela no aterro do Flamengo, acompanhada de seu namorado, quando os denunciados a abordaram, sendo certo que Paulo Sérgio portava uma faca e, mediante ameaça, exigiu a entrega de sua bolsa.

A vítima arremessou a bolsa em direção à Paulo Sérgio, que a arrecadou e foi ao encontro do comparsa, empreendendo fuga em seguida. Instantes após o fato, os bandidos foram capturados por policiais militares, sendo um deles escondido em uma espécie de quarto subterrâneo, em frente a uma entrada lateral do evento Fashion Rio.

Paulo Sérgio foi capturado na posse da faca que utilizou e da bolsa da vítima, sem, no entanto, os demais pertences dela.

O outro caso também envolveu uma turista alemã. Ela saía do Fashion Rio ,realizado na Marina da Gloria, caminhava juntamente com um amigo quando foi abordada bordada por Paulo e um comparsa. Feita a abordagem, um dos bandidos ameaçou a vítima, levantando a camisa e exibindo um objeto prateado que trazia à cintura e, em seguida, arrebataram a bolsa que a lesada trazia consigo, dentro da qual estavam seus pertences.

No dia seguinte, a vítima e a testemunha Guilherme compareceram à Delegacia de Proteção ao Turista. No momento em que se encontravam nas dependências da referida unidade policial, os acusados adentraram o recinto, conduzidos por policias militares que os haviam capturado em flagrante pela prática de outro delito de roubo. Imediatamente, tanto a vítima quanto a testemunha reconheceram os acusados como autores da subtração da qual haviam sido vítimas no dia anterior.
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.