Começo este texto com uma boa frase de reflexão de Voltaire, que nos leva para a necessidade de refletir, aguçar a curiosidade, identificar e entender os fatores que estão impulsionando as mudanças, se abrir para novas tendências e se adaptar as necessidades de aprendizagem para não sucumbir por falta de ajustes para lidar com novas realidades.
Em todos os contextos da vida atual, o que observamos é que precisamos revisitar nossos conceitos, formas de percepção e criação do mapa mental, e nos preparar para abraçar novas maneiras de atuar para nos mantermos atualizados, saudáveis e plenos para ter êxito nestes novos tempos.
Ter uma meta, algo para se inspirar e transpirar é a chave para manter acessa a chama da Motivação.
Quando temos uma meta como um desejo de conquista para seguir em frente, somos tomados por uma energia potencial que nos alimenta, direciona nossos recursos internos e nos impulsiona para dar os próximos passos. Sem metas nossa energia esmaece, a vida perde um pouco do brilho e ameaça a força da vontade.
É natural desejarmos a garantia da zona de conforto que nos transmite segurança, garante o domínio das ações rotineiras, evita ameaças, traz equilíbrio, mas sabemos que a acomodação não nos permite avançar, desenvolver e criar novos horizontes.
Frente às mudanças de processo, tecnologias, e o surgimento de uma série de novas profissões, precisamos avançar, nos arriscar em novos desafios para abrir espaços de aprendizagem, aprimoramento e conquista de novos postos de trabalho, nichos de relacionamento e mercado.
As mudanças tendem a nos paralisar, gerar inseguranças e receios, mas pode funcionar como uma tremenda alavanca para vencer a acomodação, despertar e vivenciar potenciais adormecidos e promover conquistas.
Abraçar as mudanças do nosso tempo pode tornar o novo tempo um mar de boas oportunidades.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica.